Connect with us

O que você está procurando?

Entenda o que aconteceu durante a passagem da Tocha Olímpica e saiba mais sobre a polêmica da onça, mais um animal selvagem morto em locais públicos
- Foto: Matheus Castro/Reprodução G1

Entenda a morte da onça Juma, exibida durante o revezamento da Tocha Olímpica

Entenda o que aconteceu durante a passagem da Tocha Olímpica e saiba mais sobre a polêmica da onça, mais um animal selvagem morto em locais públicos

Mais um problema manchou a reputação dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Uma onça que “participou” do revezamento da Tocha Olímpica foi abatida após participar do evento. Entenda a história:

As Olimpíadas do Rio de Janeiro serão em pouco mais de um mês. Na última segunda-feira (20), estávamos a 46 dias dos Jogos.

Tocha Olímpica

Foto: Rio 2016/Fernando Soutello

Em um longo trajeto que já durava 49 dias e que já teve momentos fascinantes, a Tocha chegou à Amazônia.

Revezamento da Tocha Olímpica

Foto: Rio 2016/André Mourão

Em Manaus, um dos locais que o fogo olímpico passou foi o Centro de Instrução de Guerra na Selva.

Revezamento da Tocha Olímpica

Foto: Rio 2016/André Mourão

Lá, duas onças mascotes do Exército foram exibidas, Juma e Simba.

Onça Juma é morta após revezamento da tocha

Foto: Matheus Castro/Reprodução G1

Os problemas aconteceram depois que as pessoas e a tocha saíram do local.

Onça é morta após revezamento da Tocha na Amazônia

Foto: Valdo Leão/Secom/Reprodução Amazônia Real

Segundo o Comando Militar da Amazônia, uma onça escapou do Zoológico da instituição. Não foi confirmado se era a Onça Juma. O animal foi atingido por um tranquilizante, mas acabou abatida com tiro de pistola quando se deslocou na direção de um militar. Leia a nota:

NOTA À IMPRENSA

1. O Comando Militar da Amazônia (CMA) informa  que, no dia 20 de junho de 2016, no final da manhã, uma onça veio a escapar no interior do Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) , que no momento do ocorrido se encontrava fechado, vazio e em segurança.

2. Uma equipe de militares composta de veterinários especializados no trato com o animal foi ao seu encontro para resgatá-la. O procedimento de captura foi realizado com disparo de tranquilizantes. O animal, mesmo atingido, deslocou-se na direção de um militar que estava no local. Como procedimento de segurança, visando a proteger a integridade física do militar e da equipe de tratadores, foi realizado um tiro de pistola no animal, que veio a falecer.

3. O Comando do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) já determinou abertura de processo administrativo para apurar os fatos.

Atenciosamente,
SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA”

A onça era mascote do batalhão e foi resgatada pelos militares ferida, após ter sua mãe morta. Segundo o site Amazônia Real, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas só havia autorizado a participação da onça Simba no evento.

Onça - Tocha Olímpica

Foto: Jair Araújo/D24

Em entrevista ao site da BBC Brasil, o biólogo João Paulo Castro criticou o uso da onça no evento da tocha olímpica.

“Muitas vezes a onça já vive numa situação precária e estressante no cativeiro, o que é agravado num cenário de agitação”

O uso da onça para uma exibição pública aberta como o Revezamento da Tocha também gerou revolta na internet, já que o animal não deveria ter sido exposto a uma situação de estresse desse tipo.

O caso da onça reacende a questão do contato e do cuidado do ser humano com animais selvagens. Em maio, um gorila foi morto após uma criança cair dentro da jaula de um zoológico em Ohio, Estados Unidos.

Gorila Harambe

Foto: Cincinnati Zoo/Reuters

Confira aqui 7 coisas para pensar antes de ir a um zoológico, circo ou shows com animais.

Advertisement

Estilo de vida

Google altera seu logotipo para comemorar datas importantes, como efemeridades e aniversários. Confira os melhores doodles!

Estilo de vida

As artes variam entre estátuas e fotografias. Veja alguns artistas que usam Lego como inspiração para fazer arte! Confira!

Estilo de vida

Confira uma lista com cinebiografias premiadas de pessoas famosas para você se inspirar!

Estilo de vida

Por incrível que pareça, fez mais frio em Santos do que em Oslo! Veja 10 lugares ao redor do mundo que tiveram dias mais quentes que cidades brasileiras.

Famosos

No mundo das celebridades, é comum alguns filhos de cantores famosos almejarem a difícil missão de seguir a carreira dos pais, que já eram conhecidos por seus talentos. Confira nossa lista de artistas que seguiram a trajetória de sucesso de seus familiares!

Famosos

Relembre personagens que marcaram a carreira de seus atores, seja nas telonas ou nas telinhas. Tem Carminha, Nazaré Tedesco, entre outros!

Famosos

Você se lembra da pulseira da Jade? Veja outros exemplos de itens de moda lançados nas novelas que fizeram sucesso com o público

Receitas

Quer aproveitar o friozinho para preparar algo diferente? Confira as melhores combinações de vinhos e acompanhamentos para harmonizar o fondue de queijo