Connect with us

O que você está procurando?

Nelson Xavier interpretou Chico Xavier nos cinemas e Lampião nas telas da Globo. O ator faleceu em Uberlândia e a causa da morte ainda não foi divulgada
- Foto: reprodução Memória Globo

Morre Nelson Xavier, ator que eternizou Chico Xavier no cinema

Nelson Xavier interpretou Chico Xavier nos cinemas e Lampião nas telas da Globo. O ator faleceu em Uberlândia e a causa da morte ainda não foi divulgada

Nelson Xavier, que eternizou o médium Chico Xavier nos cinemas, faleceu na noite desta terça-feira (09/05), aos 75 anos, em Uberlândia. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Com décadas de carreira dedicadas à atuação, Nelson começou nos teatros e esteve em peças como: Eles Não Usam Black-tie (1958), de Gianfrancesco Guarnieri, Chapetuba Futebol Clube (1959), de Oduvaldo Vianna Filho, Gente como a Gente (1959), de Roberto Freire, e Julgamento em Novo Sol (1962), de Augusto Boal.

Nascido em São Paulo em 30 de agosto de 1941, Nelson Agostini Xavier cursou direito, mas acabou descobrindo uma grande paixão pelas artes, especialmente pelo cinema mudo. Entrou para a Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo (USP), para o Teatro de Arena e deu início à sua carreira nos palcos.

Presenteou o público com a interpretação de papéis de destaque, como Lampião, na primeira minissérie da Globo, e ganhou reconhecimento nacional com sua atuação como Chico Xavier, na cinebiografia sobre o médium mineiro lançada em 2010, data na qual o líder espírita completaria 100 anos. O ator contou que sua conexão com o papel de Lampião foi muito forte, quase transcendental, assim como aconteceu com quando teve a oportunidade de representar Chico.

Diferente do que muita gente acredita, Nelson Xavier não era espírita, mas, sim, ateu. Apesar de não seguir nenhuma doutrina, Nelson Xavier revelou em várias entrevistas que se sentiu tocado pelo papel no filme Chico Xavier. Ele chegou a declarar que aos 50 anos de carreira acreditava que nenhum personagem poderia surpreendê-lo novamente, mas se surpreendeu com Chico e chegou a sentir a presença do médium durante as gravações do longa.

Nas redes sociais, Tereza Villela Xavier, filha de Nelson, falou sobre a perda do pai:

Lamento informar a quem possa interessar que meu pai, Nelson Xavier, faleceu esta noite em Uberlândia.Seu corpo será…

Posted by Tereza Villela Xavier on Wednesday, May 10, 2017

Veja fotos dos personagens vividos por Nelson Xavier durante os 50 anos de carreira:

LEIA TAMBÉM:

 

 

Advertisement

Casa & Decor

Para dar cara nova ao seu cantinho preferido, invista em almofadas criativas. Elas são uma peça curinga de decoração e farão toda a diferença. Confira!

Moda & Beleza

Praticidade, beleza e estilo. Os cabelos curtinhos são aposta certa para combinar essas três qualidades em só um corte. Confira nossas dicas

Casa & Decor

Com apenas 38m², o apartamento para um jovem solteiro tem design arrojado e espaço para as mais diferentes funções! Confira o projeto:

Estilo de vida

Nada melhor que estar de bem com você mesma, não é? É importante se cuidar para manter a autoestima lá em cima. Confira nossas receitas fit!

Casa & Decor

Madeira, plástico, papelão... Escolha o material, coloque as ideias para funcionar, otimize os espaços e deixe a decoração ainda mais linda com caixotes

Casa & Decor

O verde folhagem está em alta na decoração! Confira 12 ideias de móveis e ambientes com a cor e aposte no verde greenery para dar alegria ao seu lar

Estilo de vida

Inclua a chia nas refeições misturada a saladas, frutas e iogurtes para sentir a diferença tanto na balança quanto na saúde!

Entretenimento

Esse é o teste ideal para quem gosta das novelas nacionais. Descubra o nome da novela por meio dos casais que fizeram história na dramaturgia brasileira