NOTÍCIAS

Morre Nelson Xavier, ator que eternizou Chico Xavier no cinema

Nelson Xavier interpretou Chico Xavier nos cinemas e Lampião nas telas da Globo. O ator faleceu em Uberlândia e a causa da morte ainda não foi divulgada

None
Foto: reprodução Memória Globo

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/05/2017 às 09:58
Atualizado às 16:12

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nelson Xavier, que eternizou o médium Chico Xavier nos cinemas, faleceu na noite desta terça-feira (09/05), aos 75 anos, em Uberlândia. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Com décadas de carreira dedicadas à atuação, Nelson começou nos teatros e esteve em peças como: Eles Não Usam Black-tie (1958), de Gianfrancesco Guarnieri, Chapetuba Futebol Clube (1959), de Oduvaldo Vianna Filho, Gente como a Gente (1959), de Roberto Freire, e Julgamento emNovo Sol (1962), de Augusto Boal.

Nascido em São Paulo em 30 de agosto de 1941, Nelson Agostini Xavier cursou direito, mas acabou descobrindo uma grande paixão pelas artes, especialmente pelo cinema mudo. Entrou para a Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo (USP), para o Teatro de Arena e deu início à sua carreira nos palcos.

Presenteou o público com a interpretação de papéis de destaque, como Lampião, na primeira minissérie da Globo, e ganhou reconhecimento nacional com sua atuação como Chico Xavier, na cinebiografia sobre o médium mineiro lançada em 2010, data na qual o líder espírita completaria 100 anos. O ator contou que sua conexão com o papel de Lampião foi muito forte, quase transcendental, assim como aconteceu com quando teve a oportunidade de representar Chico.

Diferente do que muita gente acredita, Nelson Xavier não era espírita, mas, sim, ateu. Apesar de não seguir nenhuma doutrina, Nelson Xavier revelou em várias entrevistas que se sentiu tocado pelo papel no filme Chico Xavier. Ele chegou a declarar que aos 50 anos de carreira acreditava que nenhum personagem poderia surpreendê-lo novamente, mas se surpreendeu com Chico e chegou a sentir a presença do médium durante as gravações do longa.

Nas redes sociais, Tereza Villela Xavier, filha de Nelson, falou sobre a perda do pai:

Lamento informar a quem possa interessar que meu pai, Nelson Xavier, faleceu esta noite em Uberlândia.Seu corpo será…

Posted by Tereza Villela Xavier on Wednesday, May 10, 2017

Veja fotos dos personagens vividos por Nelson Xavier durante os 50 anos de carreira:

LEIA TAMBÉM:

TAGS