Especialista em recursos humanos dá dicas de como fazer um bom remanejamento e chamar a atenção das empresas, conquistando seu espaço no mercado de trabalho
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porRedação Alto AstralPublicado em 08/06/2018 às 18:00 Atualizado às 12:47
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O índice de desemprego no Brasil ainda é alto e ainda se observa um grande desânimo com a insatisfação dos profissionais por motivos variados, criando uma crescente busca pelo reposicionamento no mercado de trabalho.
É importante ter claro que, em momentos de incertezas na economia e nos resultados das empresas, o surgimento de novas oportunidades fica comprometido. Assim, buscar uma recolocação no mercado de trabalho tende a ser mais dificultoso. Mas isso não torna o remanejamento impossível.
A busca por reposicionamento não é tão simples. Porém também não é impossível, sendo necessário planejamento e preparo em suas ações e construções de novas oportunidades. Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH, apresenta sete passos que ele julga importantes para que essa busca tenha êxito:
1. Amplie sua rede de relacionamentos a cada momento. Trabalhe o seu network, lembrando que esse não deve ser utilizado somente nas necessidades. Assim, esteja pronto também para ajudar e nunca deixar de ser lembrado. (Foto: Reprodução)
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2. Defina a estratégia para que possa desenvolver sua autoapresentação, de forma transparente, segura e que demonstre preparo. (Foto: Getty Images)
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3. Crie interesse por parte do entrevistador, através de um Curriculum Vitae bem elaborado, com ordem e clareza na apresentação descrita e verbal, apresentando quais seus objetivos e seu potencial. (Foto: Shutterstock)
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4. Cuidar da imagem pessoal é tão importante quanto os demais itens, demonstram autoestima e amor próprio, pois, primeiro temos que gostar de nós mesmos para depois gostar do que fazemos. (Foto: Getty Images)
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5. Busque conhecimento e informações além de sua formação, a fim de manter-se atualizado diante das mudanças do mercado de trabalho. (Foto: Shutterstock)
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6. Conheça as empresas que tem interesse em buscar oportunidades, analisando seus produtos ou serviços, estrutura e sua colocação de mercado. (Foto: Shutterstock)
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7. Tenha transparência e autenticidade, esses pontos que atraem as empresas, portanto, não queira construir um personagem, seja você mesmo, demonstre o quanto tem valor nas competências técnicas e comportamentais. (Foto: Shutterstock)