O consumo de maconha realmente pode causar overdose?

Overdose é quando o organismo recebe uma dose excessiva de substâncias químicas em um curto espaço de tempo e não consegue metabolizá-las.

- Foto: IStock/Getty Images

Overdose é quando o organismo recebe uma dose excessiva de substâncias químicas em um curto espaço de tempo e não consegue metabolizá-las. Os efeitos são diversos, sendo eles físicos e/ou mentais: debilitam o organismo, provocam a falência de órgãos vitais, causam insuficiência respiratória, arritmia aguda entre outras consequências graves, levando o indivíduo à morte. Não existe nenhum caso de morte por overdose de maconha na literatura médica, pois seria necessário fumar uma quantidade enorme para se chegar a uma dose letal.

folha, maconha, plantação, overdose

Foto: IStock/Getty Images

“Os casos conhecidos em que houve morte por intoxicação estão relacionados aos acidentes decorrentes da desorganização mental produzida pela maconha que, quando consumida em altas doses, pode provocar distorções de percepção persistentes. Muitos acidentes fatais decorrentes do uso da droga também acontecem pelo fato de as pessoas realizarem atividades sem condições de realizá-las, como dirigir, nadar, ou andar pela rua com prejuízo na capacidade de orientação”, como expõe o psiquiatra Leonard Verea.

LEIA TAMBÉM

Texto: Júlia Prado Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultoria: Leonard Verea, psiquiatra

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência