NOTÍCIAS

O consumo de maconha realmente pode causar overdose?

Overdose é quando o organismo recebe uma dose excessiva de substâncias químicas em um curto espaço de tempo e não consegue metabolizá-las.

None
Foto: IStock/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/01/2017 às 08:54
Atualizado às 15:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Overdose é quando o organismo recebe uma dose excessiva de substâncias químicas em um curto espaço de tempo e não consegue metabolizá-las. Os efeitos são diversos, sendo eles físicos e/ou mentais: debilitam o organismo, provocam a falência de órgãos vitais, causam insuficiência respiratória, arritmia aguda entre outras consequências graves, levando o indivíduo à morte. Não existe nenhum caso de morte por overdose de maconha na literatura médica, pois seria necessário fumar uma quantidade enorme para se chegar a uma dose letal.

folha, maconha, plantação, overdose

Foto: IStock/Getty Images

“Os casos conhecidos em que houve morte por intoxicação estão relacionados aos acidentes decorrentes da desorganização mental produzida pela maconha que, quando consumida em altas doses, pode provocar distorções de percepção persistentes. Muitos acidentes fatais decorrentes do uso da droga também acontecem pelo fato de as pessoas realizarem atividades sem condições de realizá-las, como dirigir, nadar, ou andar pela rua com prejuízo na capacidade de orientação”, como expõe o psiquiatra Leonard Verea.

LEIA TAMBÉM

Texto: Júlia Prado Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultoria: Leonard Verea, psiquiatra