Descubra como lucrar nos negócios com a retomada da economia

Saiba como aproveitar os resultados positivos da economia para conquistar mais valor ao seu negócio e expandir a clientela

- Você sabe o que fazer na retomada da economia? (FOTO: iStock/Getty Images)

Segundo os últimos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas dos setores de materiais de construção civil, veículos e peças, foi a maior desde 2015. Os ramos de móveis e eletrodomésticos (13,8%), materiais de construção (9,3%), equipamentos de informática e comunicação (8,8%) e vestuário e calçados (5%) foram os que apresentaram resultado mais positivo.

Esse cenário inspira quem possui um negócio próprio e busca retomar o fôlego das vendas nos próximos meses. “Quem se preparou, não deixou de treinar a sua equipe, principalmente o time que atua diretamente com o público, vai conseguir multiplicar os ganhos”, explica Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas e em excelência e atendimento pela Universidade de Harvard e diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento ABTD.

Segundo Alexandre, uma empresa de cultura forte se preocupa em fazer com que seus valores sejam praticados em todos os momentos, principalmente em tempos de crise. Assim, todos devem falar a mesma língua e os processos precisam funcionar de maneira única: a contratação, o treinamento, a seleção, a relação com os colaboradores. Apenas dessa forma será possível conquistar os clientes e fidelizá-los!

Quais dicas os gestores podem aplicar no dia a dia do negócio?

Segundo Slivnik, é preciso que você prepare a equipe. Alinhar os colaboradores com a missão e propósito levará a sua empresa para uma posição de destaque. Além disso, engaje pessoas na missão da empresa. Durante a contratação, é preciso encontrar quem se enquadra na missão da empresa, assim, o engajamento e a motivação surgem com muito mais naturalidade.

Mantenha ainda pessoas bem treinadas e estimuladas em cargos de liderança no negócio. Profissionais felizes e realizados querem deixar uma marca pessoal que, no futuro, deixe-os orgulhosos de sua obra. Por último, tenha uma comunicação transparente, como sobre mudanças, imprevistos ou até mesmo cortes em alguns investimentos ou setores. É preciso comunicar o quanto antes para não causar futuros problemas, por isso, converse abertamente com os seus colaboradores. Pode ser uma ótima opção para encontrarem, juntos, a alternativas frente a desafios.

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