Connect with us

O que você está procurando?

As teorias de Freud sobre o inconsciente humano geraram vários seguidores para o pai da psicanálise, como Jacques Lacan e André Green
- FOTO: Eugênio Tonon

Discípulos de Freud: conheça Jacques Lacan e André Green

As teorias de Freud sobre o inconsciente humano geraram vários seguidores para o pai da psicanálise, como Jacques Lacan e André Green

Mais de um século depois do surgimento da teoria psicanalítica, são poucas as pessoas que nunca ouviram falar, pelo menos, sobre a grandiosidade de Sigmund Freud. Tamanho reconhecimento não é para menos: desde a publicação do livro base para a psicanálise, o austríaco reuniu – e reúne até hoje – milhares de seguidores e verdadeiros discípulos de suas ideias, como foram os casos de Jacques Lacan e André Green.

ilustracao sigmund freud mestre lacan

FOTO: Eugênio Tonon

Jacques Lacan

Quando o francês nasceu, em abril de 1901, a psicanálise já dava os primeiros passos com a publicação do livro A Interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud. Ao se formar em psiquiatria, em 1932, então, o psicanalista austríaco já era um ícone em todo o mundo devido às suas teorias.

Diferentemente da maioria dos seguidores de Sigmund na época, Lacan não teve contato com seu mestre. Por esse motivo, foram as obras de Freud que chamaram a atenção do psiquiatra, e não a sua pessoa, como acontecia com os outros discípulos, o que o manteve fiel à prática descrita pelo austríaco.

Lacan se opunha firmemente aos pós-freudianos e principalmente à corrente escolhida por Anna Freud durante a década de 1940, chamada psicologia do ego. O francês, então, propôs um retorno a Freud: além de crítica aos estudiosos do psicanalista, o que ele fez foi uma releitura de sua obra, incluindo aspectos de seu tempo não utilizados pela teoria freudiana, como a linguística, o estruturalismo e a topologia.

André Green

Outro seguidor e defensor de Sigmund Freud foi o egípcio André Green. Devido ao contato que teve com Jacques Lacan – acompanhou o francês em seus seminários por sete anos –, Green tornou-se um ardoroso protetor do legado freudiano frente aos ataques de difamadores externos. Para ele, muitos psicanalistas cometeram um grave engano ao firmarem alianças com áreas que, segundo Green, não caminhavam junto à psicanálise.

Além de Lacan, o egípcio – e também psiquiatra – buscou em Melanie Klein, Wilfred Bion e Donald Winnicott, outros notáveis psicanalistas, subsídios para sua atividade clínica. Não à toa, Green é considerado um dos construtores de uma era chamada “pós-escolas”. Por essa atuação ao romper as fronteiras impostas pelas teorias (algo, até então, raro), André foi decisivo nas mudanças teóricas, clínicas e institucionais sofridas pela psicanálise nos últimos quarenta anos.

LEIA TAMBÉM

Texto: Thiago Koguchi – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Sun Tzu, autor do clássico livro A Arte da Guerra, apresenta táticas de ataque para vencer a concorrência no décimo segundo capítulo da sua obra!

Entretenimento

A série Stranger Things, uma produção da Netflix, foi um sucesso em 2016. Se você gostou da abertura, saiba que é possível personalizar a sua! Descubra como

Moda & Beleza

Muitas peças e tendências estão voltando dos anos 1990 e 2000. Uma delas é a saia jeans, que foi sucesso e agora chega como peça preferida no guarda-roupa!

Moda & Beleza

Saiba o que é a tendência de peças com peplum e confira looks com dicas incríveis de como usá-la em diferentes ocasiões e arrasar.

Receitas

A Páscoa é uma data especial e, por isso, merece refeições especiais ao lado da família. Confira então este Bacalhau na moranga!

Receitas

Clique e confira agora mesmo esta receita diferente: Cuscuz de camarão, feito com farinha de milho e de mandioca! É fácil de fazer e fica uma delícia

Receitas

Aprenda a fazer hoje mesmo essa receita de bolo salgado de frango gratinado. Uma delícia para o lanche da tarde se tornar inesquecível!

Receitas

Esta Torta de Nutella® com paçoquinha vai ser uma sensação entre a família e os amigos! É uma ótima pedida de sobremesa para a Páscoa!