Connect with us

O que você está procurando?

Campanha #JornalistasContraOAssédio dominou as redes com o objetivo de denunciar violências
- Reprodução/Youtube

Jornalistas lançam campanha contra o assédio e revelam violências que já sofreram

Campanha #JornalistasContraOAssédio dominou as redes com o objetivo de denunciar violências

Na última semana, uma jornalista do portal iG foi demitida depois de denunciar um assédio que sofreu do cantor Biel. A ofensa, que foi revelada por meio de áudios, insinuava abuso sexual e fez com que o cantor fosse cortado de diversos programas e da trilha sonora da nova novela da Globo.

Biel

Reprodução/Youtube

A demissão, no entanto, provocou uma enorme revolta nas redes sociais. Depois do ocorrido, mais de 4 mil jornalistas se juntaram no Facebook e lançaram a campanha #JornalistasContraOAssédio, cujo objetivo era mostrar que casos de violência são muito mais comuns nesse meio do que se pensa.

Sandra Annenberg revela ter sofrido assédio

Até Sandra Annenberg, apresentadora do Jornal Hoje, fez uma revelação sobre o que já sofreu durante a carreira. Em entrevista para a revista Contigo, ela contou que foi depois de um assédio sexual que ela passou a reforçar seu posicionamento pela luta dos direitos das mulheres. “Eu fui discriminada, sofri preconceito, sofri assédio sexual, como todas as mulheres, mas eu fui reagindo”, afirmou.

Ela também contou que acredita que a sociedade está caminhando para conquistar direitos iguais para as mulheres. “É um passo de formiguinha conseguir este espaço”, revelou. “Sou de um tempo em que só homem abria o jornal e a mulher vinha na sequência. Eu perguntava ‘por que todo dia ele abre?'”, completou ela.

Sandra Annemberg

Divulgação

A campanha

A jornalista Janaina Garcia foi uma das mobilizadoras que sugeriu a campanha.

“Declarações de assédio são amenizadas pelos próprios jornalistas. Nós queremos desnaturalizar esse tipo de comportamento. Coletamos várias frases que são comuns às jornalistas do País inteiro. São frases que ouvimos ao longo da vida profissional com conteúdo machista e que agora vimos ser aberta uma janela importante para falar disso tudo. É um comportamento que não pode ser encarado como normal, nem dentro das redações, nem fora, nem nas assessorias. É nossa função trazer à tona essas informações para que isso mude”, afirmou para o HuffPost Brasil.

 

Confira o manifesto do grupo Jornalistas Contra o Assédio:

Relembre o caso

No dia 3 de junho a jornalista do portal iG estava em uma coletiva de imprensa do MC Biel para a divulgação de seu novo CD. Ao fazer algumas perguntas para o cantor, a jornalista foi assediada por ele. Em frente a todos, Biel disse que ela era “gostosinha” e disse que “a quebraria no meio.” Leia aqui o relato completo.

Advertisement

Estilo de vida

Antes de nascer, o feto já é capaz de sentir as emoções que sua mãe vive na gravidez, além de reagir a ruídos. Veja o que o bebê sente antes de nascer!

Estilo de vida

Vinho azul, vinho para gatos e até bebida sólida. Conheça essas novidades em bebidas exóticas!

Estilo de vida

Americana defende o poliamor e revela que isso melhorou o casamento

Famosos

Marcela Monteiro, repórter do Vídeo show, conta como é trabalhar entrevistando as estrelas da TV: veja entrevista com ela!

Famosos

Tamanho Família, novo programa da Globo, estreia no domingo, 10 de julho, com Márcio Garcia no comando. A atração vai apresentar o dia a dia dos famosos

Famosos

De passagem pelo Brasil, a tocha olímpica já proporcionou momentos inesquecíveis. Confira vídeos e imagens inesquecíveis!

Famosos

Fergie, Pitty, James Blunt... lembra dos sucessos que tocavam dez anos atrás? Saiba o destino desses artistas que marcaram época!

Moda & Beleza

Marca lançou a coleção de lingerie "nudes para todas", com o objetivo de dar mais representatividade às mulheres e seus diferentes tons de pele