NOTÍCIAS

Atenção! Novo golpe no WhatsApp promete emprego falso no Carrefour

Um novo golpe no aplicativo de mensagens WhatsApp já levou centenas de pessoas a compartilharem a notícia sobre um emprego falso. Saiba como evitar!

None
Foto: Página inicial do WhatsApp

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/07/2017 às 14:42
Atualizado às 15:11

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Um novo golpe que está rolando no aplicativo de mensagens WhatsApp promete um emprego falso na rede de supermercados Carrefour e já vitimou mais de 200 mil pessoas, que compartilharam a falsa notícia acreditando que era verdade. Segundo o Uol, com isso os hackers pretendem infectar o celular das vítimas e enviar cobranças falsas por mensagem.

O Carrefour confirmou, por meio de nota, que realmente o oferecimento de vagas por WhatsApp com essas condições é falso: “A rede esclarece que a informação sobre vagas de emprego circulando nas redes sociais e no WhatsApp é falsa. A empresa recomenda que os usuários ignorem e deletem a mensagem, que pode conter vírus. Reforça ainda que somente divulga informações sobre processos seletivos e vagas por meio do seu portal, perfil oficial no LinkedIn, além dos portais Vagas.com, Catho, Curriculum.com e InfoJobs”.

Em uma entrevista para o site Olhar Digital, o site de segurança PSafe revelou que centenas de pessoas compartilharam o golpe em menos de 24 horas. “O número de acessos desse golpe não para de crescer, com média de 10 mil cliques por hora, devido à rápida disseminação via WhatsApp”, falou Emilio Simoni, gerente de Segurança da PSafe.

No golpe, a vítima recebe um link pelo aplicativo dizendo que a rede de supermercados está contratando profissionais com urgência, usando a justificativa de que não é necessário experiência no cargo e o início é imediato. Quando a vítima entra no link, eles solicitam que respondam três perguntas para realizar o cadastro. Depois disso, a vítima é levada para uma nova página que solicita que ele compartilhe com 15 amigos via WhatsApp, para poder agendar a entrevista de emprego. Assim, o golpe se dissemina nas redes.

Depois de compartilhar, o usuário é levado a se cadastrar em serviços de SMS que realizam cobranças indevidas ou acaba fazendo o download de aplicativos falsos, que podem roubar as informações do seu smartphone.

Fique atento! Para não cair no golpe, é importante sempre procurar as redes oficiais das empresas para ter certeza sobre oportunidades.

LEIA TAMBÉM