Connect with us

O que você está procurando?

Aprenda a controlar os gastos e saia do vermelho aprendendo como lidar com as finanças pessoal e familiar. E mais: aprenda a fazer investimentos!
- FOTO: Shutterstock.com

FGV oferece cursos on-line e gratuitos sobre finanças e investimentos

Aprenda a controlar os gastos e saia do vermelho aprendendo como lidar com as finanças pessoal e familiar. E mais: aprenda a fazer investimentos!

Equilibrar os gastos necessários com os supérfluos e ainda conseguir guardar um dinheirinho no fim do mês não é uma tarefa tão simples como parece. A prova são os milhares de brasileiros que recorrem aos empréstimos ou que ficam com o nome sujo na praça por gastar mais do que ganham e do que deveriam.

Mas manter as finanças em ordem não é algo impossível. Pelo contrário, com estratégias e planejamento você pode, sim, cumprir com seus compromissos financeiros sem deixar a diversão de lado. Não sabe por onde começar? Então, dê uma olhada nos cursos que separamos para ajudar você nesta tarefa. São todos gratuitos e foram elaborados pelo doutor em finanças Fábio Gallo Garcia, da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), uma das mais bem conceituadas do País.

Mulher, mexendo na calculadora, trabalhando, casinha, chave

FOTO: Shutterstock.com

Como gastar conscientemente

Site: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/

Carga horária: 8 horas.

Quem pode fazer? Todos os interessados, não há restrições.

Como funciona? Os tipos de crédito disponíveis, seus prós e contras, como sair do endividamento, como fazer bom uso do cartão de crédito, os benefícios da compra à vista e a crédito e como viver com os próprios recursos são alguns dos tópicos abordados durante o curso. O principal objetivo é ensinar ao aluno os benefícios do gasto consciente e técnicas para sua prática. Para participar, basta acessar o site. O cadastro só é requerido para alunos que desejam obter certificado ao final dos módulos. O curso é gratuito.

 

Como fazer investimentos – básico

Site: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/

Carga horária: 12 horas.

Quem pode fazer? Todos, não há restrições.

Como funciona? É gratuito e, para participar, não é necessário se inscrever no site. Contudo, o aluno que desejar obter certificado deverá participar desta etapa. O curso é dividido em três módulos: o primeiro aborda conceitos básicos de investimento e sua importância; o segundo trata de questões fundamentais de investimentos e ensina a lidar com os possíveis riscos e retornos; já o terceiro módulo apresenta os principais recursos disponíveis para aplicação financeira, apontando suas características, prós e contras.

 

Como organizar o orçamento familiar

Site: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/

Carga horária: 12 horas.

Quem pode fazer? Todos os interessados, não há restrições.

Como funciona? Dividido em três tópicos, o curso tem como principal objetivo tornar o aluno capaz de planejar a vida financeira e de organizar o orçamento familiar. Assuntos como a importância do planejamento financeiro, análise do orçamento familiar, dicas, formas de lidar com as dívidas e planos de emergência compõem o material didático. Além disso, no início do curso, o estudante tem acesso a um teste que indica qual é o seu perfil financeiro individual, tornando as lições mais efetivas. Embora não seja necessário efetivar o cadastro no site para participar, esta é uma etapa importante para quem deseja obter certificado de conclusão, uma vez que o cadastro é fundamental para este requerimento. O curso é gratuito.

 

Como planejar a aposentadoria

Site: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/

Carga horária: 10 horas.

Quem pode fazer? Todos, não há restrições.

Como funciona? Dividido em três módulos, o curso ensina a preparar a família e o orçamento para a chegada da aposentadoria. Planejamento de despesas, fundos de investimento, plano financeiro e os tipos de previdência existentes estão entre os tópicos abordados. Conforme se aprofunda no assunto, o aluno pode testar seus conhecimentos efetuando uma autoavaliação e, no fim do curso, deverá realizar um teste geral para avaliar sua aprendizagem. O curso é aberto e não requer cadastro, contudo, somente os participantes cadastrados poderão solicitar certificado de participação.

 

Como fazer investimentos – avançado

Site: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/

Carga horária: 8 horas.

Quem pode fazer? Destinado a quem tem conhecimento prévio sobre o assunto. É recomendado que o aluno já tenha cursado “Como fazer investimentos – básico.”

Como funciona? O curso oferece uma visão mais aprofundada sobre o tema e é dividido em quatro módulos: introdução, diferenças entre investimentos em ações ou renda fixa, tipos de investimentos e propensão ao risco. O aluno aprenderá sobre investimentos específicos, como ações, ouro, entre outros. O curso é gratuito e não requer inscrição no site, contudo, se o aluno quiser obter certificado, deverá cumprir com esta etapa. Uma avaliação final verifica o aproveitamento.

 

VEJA MAIS

Cursos on-line para aprender a organizar eventos

Sebrae oferece cursos on-line sobre empreendedorismo

7 cursos on-line de estética e beleza

Aprenda sobre decoração sem sair de casa com cursos on-line

Cursos on-line para perder o medo de falar em público

Aprenda tudo sobre construção com cursos on-line

 

 

Advertisement

Estilo de vida

Conheça o umami e auxilie seus benefícios a uma dieta equilibrada e à prática regular de exercícios físicos para conferir os resultados!

Mundo místico

Conheça a história da padroeira dos pobres, dos endividados e protetora das famílias, Santa Edwiges e peça por sua intercessão. Leia mais

Estilo de vida

A mistura de crenças e raças faz de Salvador ícone mundial de cultura. Saiba como aproveitar o melhor da Bahia na capital do estado!

Estilo de vida

Aracaju ainda não percebeu que é capital. Por lá, o trânsito flui e as pessoas se cumprimentam na rua. Conheça mais razões pra você visitar a cidade!

Estilo de vida

Vitória é formada por 34 ilhas e uma parte continental, com paisagens que arrancam suspiros. Saiba como aproveitar o melhor da capital do Espírito Santo!

Estilo de vida

Vila Velha: surpreenda-se com a cidade que, pertinho da capital Vitória, presenteia o turista com ótimas praias, belezas naturais e patrimônios históricos!

Estilo de vida

Ubatuba oferece opções para todos os gostos: seja para os que surfam, com ótimas ondas, ou para aqueles que apreciam momentos de calmaria e banho de mar!

Estilo de vida

O Rio de Janeiro continua lindo e sendo um dos destinos mais procurados no Brasil. Confira nossas dicas para aproveitar as melhores praias da cidade!