De volta aos estudos: o mercado está aberto para quem quer voltar a estudar

Muita gente acima dos quarenta anos voltou a se dedicar aos estudos. E o mercado de trabalho está de olho nessas pessoas. Confira o por que:

None
Foto: reprodução/Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/07/2017 às 18:36
Atualizado às 18:36

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nunca é tarde para voltar a estudar e tentar uma nova carreira, certo? Certíssimo! Muita gente mais velha tem se dedicado bastante aos estudos e atraído os olhares do mercado de trabalho.Ao menos é isso o que pensam mais de seis mil estagiários acima dos 40 anos encaminhados pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). Segundo Eduardo Sakemi, superintendente do CIEE, cada vez mais pessoas com esse perfil estão voltando aos bancos escolares. E você, já pensou nessa possibilidade?

Motivos

São vários fatores que fazem pessoas acima dos 40 anos voltarem a se dedicar aos estudos e buscar uma nova profissão. Um deles é a maior oferta de cursos universitários com preços acessíveis, o que traz oportunidades antes impossíveis para muita gente. “Além disso, estamos vivendo mais e, assim, temos tempo de começar uma segunda carreira mesmo após o fim da juventude”, afirma Eduardo. Para as mulheres, a grande razão dessa retomada tardia é o desejo de resgatar a carreira deixada de lado com a vinda dos filhos. Muitas acabam parando de estudar e trabalhar para dedicar-se exclusivamente à família. “Ainda há aqueles que não conseguiram estudar quando eram jovens e agora podem fazer o curso dos sonhos”, diz.

Aceitação

Aceitação Sakemi afirma que as empresas não fazem distinção de idade na hora de contratar um estagiário. Ele, inclusive, reforça que muitas delas têm gostado de trabalhar com pessoas mais velhas, pois são mais maduras. “Mesmo sem experiência profissional,elas têm mais experiência de vida e acabam passando uma maior segurança ao contratante”, avalia. Os maiores de 40 anos levam até certa vantagem nas entrevistas de emprego e dinâmicas em grupo, pois não apresentam o nervosismo típico dos jovens, são mais seguros de si e possuem uma postura firme.

Vantagens

“O estágio é uma das melhores portas de entrada para o mundo do trabalho, prova disso é o alto índice de efetivação, que é de 64%”, explica o especialista. Além de ser uma boa oportunidade profissional, voltar aos estudos também é uma forma de realização pessoal, afinal, é uma maneira de buscar aquela realização que não se atingiu na juventude. “Quando jovens,muitas pessoas optam pela profissão que está mais fácil no momento, e depois descobrem que querem fazer outra coisa de suas vidas. É uma segunda chance”, completa Sakemi, que acredita que estudar, independente da idade, é sempre bom.

LEIA TAMBÉM