Connect with us

O que você está procurando?

Foi a partir do século XIX que cientistas desenvolveram a capacidade de fracionar compostos orgânicos e buscar os princípios ativos das drogas.
- Foto: Wikimedia Commons

A variedade de drogas aumentou após o século XIX: entenda!

Foi a partir do século XIX que cientistas desenvolveram a capacidade de fracionar compostos orgânicos e buscar os princípios ativos das drogas.

Foi a partir do século XIX que cientistas desenvolveram a capacidade de fracionar compostos orgânicos. No ramo farmacêutico, teve início uma busca pela essência das drogas tradicionais, o que significa encontrar o ingrediente mínimo responsável para atingir o efeito que a droga é capaz de provocar. Então, em 1805, a primeira essência descoberta foi a do ópio, em seguida, vieram as essências do café, do tabaco e das plantas solanáceas, representadas respectivamente pelas substâncias: cafeína, nicotina e atropina.

cocaína, coca, século XIX

Foto: Wikimedia Commons

Nessa época, o interesse pela essência da planta coca também foi despertado. A coca, que era típica da América, crescia nos Andes, sobretudo na Bolívia e no Peru. Foi isolada pela primeira vez em 1860, cuja essência era a cocaína. Os nativos da região americana tinham por hábito mascar as folhas da coca para suportar a altitude da região e as dietas inadequadas. Esse ato de mascar a coca pode ter surgido ainda no século IV a.C.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini

Advertisement

Estilo de vida

Você não tem paciência, tempo ou disposição para se exercitar? Que tal apostar nas atividades aquáticas para se divertir e perder peso ao mesmo tempo?

Estilo de vida

Se você se interessa por empreendedorismo e está buscando alternativas para criar seu próprio negócio, leia obras que vão inspirá-la nesta caminhada.

Receitas

Aprenda agora mesmo esta receita de bacalhoada de Páscoa, que além de ficar uma delícia, é uma opção especial para o almoço de domingo!

Notícias

A psicanalista Cristiane Maluf Martin esclarece que a proibição das drogas foi uma preocupação muito mais intensificada durante o século XX.

Entretenimento

O texto, de autoria de Maria Madalena foi publicado em 1955, mas poucas pessoas sabem sobre sua existência. Conheça esse Evangelho perdido!

Estilo de vida

Não sabe por onde começar para preparar refeições rápidas e saudáveis? Confira 5 marmitas fitness para quem quer manter a forma!

Entretenimento

Elizabeth resolveu fazer uma brincadeira com o noivo, Tom, e a reação dele foi a melhor possível com a noiva; registro caiu nas redes sociais

Notícias

Overdose é quando o organismo recebe uma dose excessiva de substâncias químicas em um curto espaço de tempo e não consegue metabolizá-las.