Connect with us

O que você está procurando?

Não é só os adultos que estão suscetíveis a maus hábitos nas compras, as crianças também podem se tornar consumistas desenfreadas.
- Foto: Shutterstock Images

Crianças consumistas: confira dicas para ensinar economia para elas

Não é só os adultos que estão suscetíveis a maus hábitos nas compras, as crianças também podem se tornar consumistas desenfreadas.

Não são somente os adultos que gostam de comprar. Muitas vezes, espelhadas nas atitudes dos pais, as crianças podem desenvolver o consumismo desnecessário. Com a ajuda da psicóloga Andreia Calçada, Malu ensina como contornar essa situação.

Os primeiros sinais

É natural que as crianças queiram um brinquedo novo ou algo que seja moda entre os amigos da mesma idade, mas é importante diferenciar os sinais do consumismo precoce. “As crianças começam a pedir intensamente a compra de novos brinquedos e roupas e perdem o interesse por aquilo que possuem”, esclarece a psicóloga.

Dar exemplo

“Muitas vezes, somos modelos, pois compramos excessivamente. Devemos nos perguntar: de que forma estimulo o consumismo no meu filho? Sou consumista? Preciso de tudo que compro? Dou presentes para suprir minha ausência?”, ensina.

Birras e broncas

Além de dar exemplo, os pais precisam saber lidar com a birra que os filhos podem fazer quando contrariados. Educar conversando sobre seu comportamento é fundamental. “Não ceda à manipulação, não dê importância. Converse, antes, por exemplo, de ir ao shopping para que isso não aconteça. Se acontecer, o passeio deverá ser interrompido. O combinado não sai caro”, ensina Andreia.

Ser responsável

Uma das primeiras responsabilidades que as crianças costumam receber dos pais é a mesada. A intenção é transmitir a elas um pouco da vida adulta. O alerta fica para que o valor não seja um trampolim para alimentar o consumismo.

“Entre 8 a 10 anos, os pais podem dar mesada para o lanche escolar. Assim, eles aprendem a economizar, lidar com dinheiro e dar valor. O dinheiro é da criança e se gastar antes do tempo não haverá reposição. Caso seja importante delimitar o que ela não pode comprar, faça o acordo antes”, reforça a especialista.

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Para as crianças, a chegada do irmão mais novo pode ser difícil de lidar! Confira dicas e ensinamentos de psicóloga para tirar isso de letra

Geral

Conheça a história e o significado do nome de alguns dos mais importantes escritores e escritoras da literatura brasileira.

Geral

A gestação pede diversos cuidados da mãe, inclusive na alimentação. Veja os nutrientes que ajudam a desenvolver o cérebro dos bebês pela dieta na gravidez

Estilo de vida

Seja na festa de casamento, 15 anos ou alguma comemoração mais específica, a pista de dança irá continuar sendo uma atração que vai animar a sua festa. 

Estilo de vida

A suqueira de vidro, além de servir opções saudáveis para seus convidados, ajuda a deixar a decoração da sua festa ainda mais bonita!

Estilo de vida

O dia das Bruxas está chegando. Que tal arrasar nas festas montando fantasias sexys com peças de roupa que você tem em casa?

Estilo de vida

Decorando ou dividindo ambientes, a cortina de porta é um item que pode ser explorado na sua casa. Além de práticas, elas vão garantir um ar diferente.

Estilo de vida

Entre todas as ideias para estilizar o Halloween da melhor maneira, fazer a luminária de abacaxi, irá inovar a decoração da sua casa.