Connect with us

O que você está procurando?

A conta de energia elétrica vai baratear em abril porque pagamos um valor indevido em contas passadas, Saiba, ainda, o que gasta mais dentro de casa.
- Foto: iStock

Conta de luz vai ficar mais barata em abril; saiba como economizar mais!

A conta de energia elétrica vai baratear em abril porque pagamos um valor indevido em contas passadas, Saiba, ainda, o que gasta mais dentro de casa.

No mês de abril, a conta de luz ficará até 20% mais barata em boa parte do país. O motivo é o ressarcimento de uma cobrança indevida à usina nuclear de Angra III. O anúncio foi feito ontem (28/3), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A conta de energia elétrica é uma das principais preocupações domésticas, afinal, dependemos do uso de energia para grande parte das atividades. A seguir, saiba mais sobre a conta mais barata em abril, além de dicas e orientações do especialista Renato Brito Sanchez para você economizar ainda mais!

O que é a ANGRA III e por que pagamos a mais?

É uma usina hidrelétrica que está sendo construída no Rio de Janeiro e tem previsão de entrega apenas para 2019, mas que já teve taxas cobradas irregularmente por causa de um erro. A Angra III deveria entrar em funcionamento no início do ano passado, mas, em 2015, foi emitido um comunicado de que ela não deveria entrar na lista de taxas já que a obra não ficaria pronta emmpo.

O “erro sem má fé”, como defendeu André Pepitone, direitor da Aneel, em entrevista aberta, foi o problema no sistema de encaminhamento da decisão para as distribuidoras.

Vai ficar mais barata quanto?

A queda de preço vai variar entre as distribuidoras, de acordo com os prazos diferentes de cobrança. Em São Paulo, no caso da Eletropaulo, o valor foi cobrado de maneira indevida por nove meses, então, a redução será 12,44%. Apenas três empresas não serão consideradas neste caso: a Sulgipe, a Companhia Energética de Roraima e a Boa Vista Energia.

Confira quanto ficará mais barato para cada distribuidora na galeria.

O que você precisa saber sobre o gasto de energia elétrica na sua casa

Consumo de energia elétrica é sempre um papo bom, já que devemos ficar de olho e monitorar o que gastamos em casa. O portal Alto Astral conversou com Renato Brito Sanchez, professor-mestre do Centro Universitário ENIAC; pesquisador do NUPE – Núcleo de Pesquisa ENIAC; diretor e proprietário da RNT Tecnologia em Automação; além de gestor de Engenharia e responsável técnica da RNT Engenharia Elétrica e Automação, divisão da Engerisa Engenharia e Consultoria, empresa brasileira de projetos, consultoria e soluções para instalações elétricas e eficiência energética.

Ele deu dicas e ensinou coisas importantes que devemos saber, por exemplo sobre o mito da luz de stand by gastando energia. Confira!

  • Deixar ligado por muito tempo precisa de atenção! Um equipamento com maior potência utilizado por menos tempo ao final do mês poderá consumir menos do que um que é utilizado por um período maior. O professor dá um exemplo prático, fácil de entender: “Em um mês dias, um equipamento de 1.000W ligado por 30min por dia consumirá cerca de 15kW, enquanto que um equipamento de 500W ligado por 2h por dia consumirá cerca de 30kW. Portanto, o consumo de energia elétrica também está condicionado à utilização do equipamento.”

 

LEIA TAMBÉM:

 

Entrevista: Loyce Policastro/Colaboradora – Design: Isadora de Andrade/Colaboradora

Advertisement

Estilo de vida

Se você sofre por ter cometido um erro ou por antecipar aquilo que está por vir, o mindfulness pode ser muito importante para vencer essa confusão mental.

Mundo místico

O salmo 147 é indicado para afastar ladrões, imprevistos, perigos e manter a paz em sua vida. Confie no poder desse salmo e aumente sua fé!

Notícias

O FGTS pode ser sacado por familiares em caso de falecimento do empregado. Saiba quais documentos levar e para quais lugares se dirigir

Notícias

Após uma disputa acirrada, a grande vencedora do Carnaval do Rio 2017 foi a Portela, que estava há 33 anos sem levar o título de campeã. Saiba mais detalhes

Notícias

Segundo o ranking da OMS, o Brasil ocupa o quinto lugar de países onde mais se matam mulheres no mundo; entenda esses dados alarmantes

Notícias

Saldo do FGTS inativo que não aparece mais, débitos automáticos que precisam de solicitação e menores de idade que não poderão sacar o dinheiro. Entenda!

Notícias

Caixa Econômica Federal fará transmissão ao vivo no Facebook nesta quarta-feira (08.03) para esclarecer todas as dúvidas sobre FGTS! Confira

Estilo de vida

A massagem modeladora relaxa, mas também é aliada de quem quer ter o corpo esculpido! Com as mãos e movimentos corretos, é possível conseguir um corpaço!