Connect with us

O que você está procurando?

É comum passar por momentos de dificuldade financeira, mas se você não consegue sair do vermelho, saiba que existem algumas saídas. Veja como!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Não consegue sair do vermelho? Especialistas mostram o caminho

É comum passar por momentos de dificuldade financeira, mas se você não consegue sair do vermelho, saiba que existem algumas saídas. Veja como!

Você não mediu os gastos ou, então, encontrou um imprevisto no meio do caminho, acabou caindo em um poço de dívidas e não consegue sair? Fique tranquila, pois para tudo há uma saída!

Importante sair dos juros

Os juros de créditos oferecidos por bancos são muito altos. Segundo a consultora financeira Viviane Ferreira, a taxa de cheque especial gira em torno de 14% ao mês. “As pessoas acabam entrando nesses juros por não acompanharem o orçamento e esquecem que possuem compras e gastos comprometendo a renda”, destaca. Cair nos juros pode ser muito prejudicial ao bolso, já que, atualmente, nenhuma aplicação financeira rende tanto quanto os juros.

O perigo da compulsão

Quantas vezes você, logo após adquirir determinado produto, se questionou “por que comprei isto”? “O consumismo provoca a compra de coisas sem planejamento, necessidade e capacidade de aquisição”, afirma a profissional. “70% das coisas que estão à venda ninguém precisa comprar”, completa a especialista, “então reflita bem antes de assumir dívidas”.

Além disso, os gastos são influenciados pelo emocional dos consumidores. Por exemplo, um grande banco internacional, após criar um cartão exclusivo aos Millennials (nascidos após 1980) com o objetivo de promover uma conexão sentimental, conseguiu aumentar o uso do crédito por esses usuários em mais de 70%. Para Viviane, “a relação com o dinheiro é emocional, e quando temos problemas relacionados aos sentimentos, acabamos tendo um grande risco de nos descontrolarmos financeiramente”.

Partindo do zero

Zerou as dívidas? Veja então o que fazer para não contrair mais despesas e voltar a ficar negativado:
1• Planeje: “faça uma lista das coisas que pretende comprar, o preço de cada uma e quanto você precisa juntar por mês para comprar aquele produto. Depois que reunir o dinheiro, negocie um desconto na compra à vista”, aconselha a consultora financeira Viviane Ferreira.
2• “Reserva de sossego”: manter uma reserva líquida de seis vezes o custo de vida mensal “garante que em um imprevisto você consiga arcar com eventuais despesas não programadas”, afirma a profissional.
3• Cautela: “é fundamental ter calma, paciência, planejamento e esperar. O indivíduo ganha com isso pois deixa de pagar juros. Quando se pagam juros, perde-se o poder de compra”, aponta o consultor financeiro Fábio Henrique.
4• E lembre-se: “ter uma vida equilibrada e dormir bem à noite é mais importante do que qualquer compra desnecessária”, garante Viviane.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Augusto Biason/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: Fábio Henrique, consultor financeiro; Viviane Ferreira, consultora financeira

Advertisement

Entretenimento

Comparada com a cantora Shakira, uma foto de Giovanna Antonelli irreconhecível surpreendeu a Internet. A atriz, que viverá a protagonista da nova novela das nove, passou por muitas mudanças no visual

Geral

Precisa de dicas para manter os cuidados com os cabelos? Confira as dicas de experts no assunto e saiba qual a melhor solução para o seu tipo de fio e suas necessidades

Geral

Pensando no glamour necessário para um casamento, que pode acontecer no campo, na praia, na igreja ou em um salão de festas, separamos um guia com inspiração de penteado para madrinha. Confira!

Entretenimento

A "rainha da sofrência" tem músicas que deixam muita gente emocionada. Faça o teste e descubra qual música da Marília Mendonça define sua vida amorosa!

Famosos

Mães das novelas: seja biológicas ou adotivas, elas fizeram tudo pelos seus filhos, superando barreiras e sendo exemplos de força e determinação. Relembre algumas figuras maternas das telinhas nos anos 2000!

Entretenimento

Às vezes parece que algumas duplas sertanejas conhecem toda a sua história de amor?Saiba qual a música do Henrique e Juliano tem a ver com a sua relação!

Entretenimento

Foi traída e quer chorar enquanto ouve um modão? Que tal ouvir as melhores músicas sertanejas que falam sobre traição? Preparamos uma playlist pra você arrastar o chifre nos asfalto! Confira!

Entretenimento

As sertanejas cantam sobre assuntos que acontecem com muita gente. Saiba qual é a música da Maiara e Maraisa que mais tem a ver com a sua vida!