Sua CNH vencida agora tem utilidade: vem descobrir qual é

Sua CNH vencida acaba de ganhar outro destino além do lixo. A decisão é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e já está valendo para todo o Brasil

- Foto: reprodução

Se você tem uma CNH vencida e esquecida em alguma gaveta pela casa, esse é o momento de encontrá-la. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu, no final do mês passado (29/06), que seu documento de habilitação vencido vai servir como documento oficial de identificação.

O comunicado oficial da mudança já foi repassado a dirigentes dos órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal e todos vão aceitar a CNH vencida, inclusive bancos e aeroportos.

A decisão foi tomada porque o Contran entendeu que a vigência da CNH tem relação com a validade do exame de habilitação (físico e mental) e não com seu valor como documento.

homem com a mão na cabeça, dentro de um veículo, enquanto é multado

Foto: Shutterstock Images

E tem mais! A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que prevê o fim das multas para quem não estiver com o documento de habilitação ou a licença do veículo no momento de uma abordagem.

O projeto, que ainda deve ser aprovado pelo Senado para entrar em vigor, é de autoria da ex-deputada Sandra Rosado e da deputada Keiko Ota (PSB-SP) e prevê que, na falta de ambos os documentos, o agente de trânsito deve obter os dados através de um banco de dados oficial.

Caso a consulta on-line não seja possível, o motorista terá até 30 dias para apresentar a documentação ao órgão de trânsito responsável pela atuação. A medida não vale para quem for flagrado dirigindo sem ter tirado a carteira de habilitação.

LEIA MAIS:

 

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência