Connect with us

O que você está procurando?

Depois de explicarmos o que é o diagnóstico, o Portal Alto Astral traz as causas da Síndrome de Angelman, quadro descoberto em 1965.
- Foto: Freepik

Quais são as causas para a Síndrome de Angelman?

Depois de explicarmos o que é o diagnóstico, o Portal Alto Astral traz as causas da Síndrome de Angelman, quadro descoberto em 1965.

Depois de explicarmos o que é o diagnóstico, o Portal Alto Astral traz quais são as causas da Síndrome de Angelman. Entre elas, uma está nos conjuntos cromossômicos, que apresentam irregularidades no cromossomo 15. Segundo Márcia Mathias, psicóloga e terapeuta, a síndrome “resulta de um gene faltante de UBE3A no cromossomo 15 herdado da mãe”. Em uma parte pequena dos casos, o cromossomo 15 é transmitido duas vezes pelo pai – ao invés de um pelo pai e outro pela mãe.

A identificação do transtorno, contudo, possui outros fatores, conforme explica a terapeuta: “o diagnóstico ocorre através de observação das características físicas e intelectuais (dificuldades na fala, distúrbios na sono, sorriso frequente, crises convulsivas), mudança do eletroencefalograma e confirmação no teste genético”.

cientistas no laboratório, causas da Síndrome de Angelman

Foto: Freepik

Acompanhamento

A Síndrome de Angelman não possui cura, mas o tratamento possibilita a realização de atividades de casa e pessoais. Mathias explica que ele “é realizado com equipe multidisciplinar e deve dar ênfase ao processo psicoterápico familiar”.

Diversas especialidades estão envolvidas no acompanhamento médico, e seus trabalhos amenizam os sintomas. Medicamentos podem controlar as epilepsias e a fisioterapia desenvolve as articulações, combatendo a rigidez característica do quadro. Para trabalhar a fala, o trabalho de um fonoaudiólogo é recomendado. Já a terapia ocupacional, associada à mudanças nos ambientes familiar e escolar, permitem que os portadores sejam independentes em tarefas cotidianas como comer, escovar os dentes e se vestir.

LEIA TAMBÉM

Texto: Angelo Matilha Cherubini

Consultoria: Márcia Mathias, psicóloga e terapeuta.

Advertisement

Atualidades

Quer compartilhar seus vídeos com amigos e conhecidos? Baixe o Youtube app em seu Android e aprenda como fazer o upload de vídeos e criar seu próprio canal!

Estilo de vida

Com apenas 10 dicas de Feng Shui você pode fazer as energias circularem melhor pela sua casa, deixando-a mais harmonizada e longe do azar, de brigas...

Estilo de vida

Está com dúvidas na hora de organizar seu chá de bebê? Então confira uma lista das melhores ideias para você se inspirar na festa

Estilo de vida

Confira 14 ideias de decoração para fazer um chá de lingerie bastante animado. Junte as amigas, aproveite as dicas e curta a diversão!

Estilo de vida

Confira as dicas para manusear corretamente as roupas de bebê feitas em crochê. A ideia é mantê-las limpinhas sem estragar o formato, encolher ou desfiar

Estilo de vida

Descubra como o sabonete Lux em barra pode facilitar a sua vida! Ele deixa panelas brilhando sem precisar ariar, limpa roupas e até box do banheiro!

Estilo de vida

A limpeza com limão é superfácil e ecológica. Economize com produtos de limpeza e use o limão em todos os cômodos, desde a cozinha até o banheiro!

Entretenimento

Quando o paladar entra na jogada, há alimentos que atiçam em menor ou maior grau o apetite. Por isso mesmo, temos o hábito de comer sem ter fome.