Carteira de Habilitação Digital já está disponível para ser baixada no celular

Agora será possível apresentar sua CNH no celular! Uma versão de teste da Carteira de Habilitação Digital já está disponível para Android. Saiba como usar!

None
Foto: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/08/2017 às 17:46
Atualizado às 14:36

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

No mês de julho, o Conselho Nacional de Trânsito aprovou o uso da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica, que poderá ser usado para substituir os documentos físicos. A novidade já pode ser testada por aqueles que têm celulares Android, mas está disponível apenas como versão de demonstração. No próprio site do governo é possível ver o passo a passo para baixar a sua Carteira de Habilitação Digital.

A intenção é que os motoristas possam ter duas formas de acessar seus documentos, sendo uma delas totalmente pela internet. A carteira eletrônica vai ficar em um arquivo virtual da CNH e poderá ser acessada a partir do aplicativo.

De acordo com o órgão, a ideia é que seja possível ter uma carteira de motorista no celular. A CNH-e deverá estar disponível para todos os celulares até dia 1 de fevereiro de 2018. Veja o passo a passo de como baixar o aplicativo para começar a usar a versão de testes:

A partir de fevereiro de 2018, a Carteira de Habilitação Digital poderá ser apresentada no lugar do documento físico e, para identificá-la, os agentes de trânsito vão usar um leitor de QRCode, que nada mais é que um código de barras que pode ser escaneado. O documento eletrônico terá a mesma validade do impresso, e os interessados em manter uma via física podem ficar tranquilos, já que ela continuará sendo emitida.

Para conseguir a sua, vai ser necessário se cadastrar no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), utilizando um certificado digital. O sistema vai garantir o acesso ao documento por meio de uma senha, e caso você tenha seu celular roubado ou furtado, será possível bloquear o aplicativo para garantir a sua segurança.

LEIA TAMBÉM 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.