Connect with us

O que você está procurando?

Com o avanço da variante ômicron, a folia foi suspensa. Mas e o feriado de Carnaval, vai continuar de pé?
Cada cidade foi orientada de uma maneira diferente sobre a permanência ou não do ponto facultativo - Shutterstock

Notícias

Carnaval 2022: afinal, vai ou não ter feriado?

Com o avanço da variante ômicron, a folia foi suspensa. Mas e o feriado de Carnaval, vai continuar de pé?

Com a explosão de casos de Covid-19 por conta da variante ômicron após as festas de fim de ano, optou-se por suspender os desfiles das escolas, os blocos e todo tipo de aglomeração durante os quatro dias de folia. Mas, será que o feriado de Carnaval também foi cancelado por conta disso?

Pois é, essa dúvida pegou muita gente de surpresa, ainda mais agora que a data está tão próxima, não é mesmo? Pois é! Seguindo o calendário, o Carnaval começa neste sábado (26) e termina na próxima terça-feira (1º), no entanto, a permanência ou não do feriado varia de cidade para cidade, viu?

Na capital de São Paulo, por exemplo, o desfile de Carnaval está suspenso. Mas os pontos facultativos permanecem em vigor. Nesse sentido, segunda, terça e quarta-feira serão mantidos como ponto facultativos, pois a cidade não considera essas datas de Carnaval como um feriado. Já a nível estadual, a adoção é semelhante: São Paulo adotará o período comemorativo como ponto facultativo também. 

Quanto ao Rio de Janeiro (capital), os pontos facultativos de segunda (28) e quarta-feira (2) estão mantidos. Já a terça-feira, (1º) que é um feriado estadual, está mantido. 

Já Salvador (BA), também adiou as comemorações de Carnaval. Contudo, na última semana (18), o prefeito Bruno Reis anunciou que não haverá ponto facultativo de segunda à quarta-feira de Carnaval. 

Veja abaixo como ficará a situação do feriado de Carnaval nas principais capitais do Brasil:

  • Belo Horizonte (MG):  Não haverá ponto facultativo em nenhum dia;
  • Brasília: ponto facultativo mantido. Aqueles que aderirem ao feriado poderão usufruir a partir de segunda-feira até às 14h da quarta-feira;
  • Florianópolis (SC): a capital de Santa Catarina aderiu ao ponto facultativo durante o Carnaval. Sendo assim, de segunda-feira (28) até quarta-feira(2), às 14h, está mantido o período de descanso;
  • Fortaleza (CE): segue o decreto do estado do Ceará e também não dará o ponto facultativo durante o período de folia;
  • Recife (PE): seguindo as orientações do estado, Recife também não terá ponto facultativo entre segunda e quarta-feira;
  • Porto Alegre (RS): também aderiu ao ponto facultativo entre segunda-feira e a Quarta-feira de Cinzas, às 12h.

Qual a diferença entre feriado e ponto facultativo?

Muitas vezes considerada sutil, existe uma diferença significativa entre um feriado e um ponto facultativo.

Normalmente, um feriado possui adesão geral e acontece por conta de decretos (seja municipal, estadual ou federal), ou seja, aqui, a dispensa de trabalho é obrigatória. E, caso não ocorra, acontece uma compensação de horários ou o pagamento dobrado pelo dia de serviço.

no ponto facultativo, essa dispensa é optativa. Seu cumprimento só é obrigatório para servidores públicos. Escolas municipais e estaduais, por exemplo, não funcionam quando há um ponto facultativo. Contudo, a data serve como uma orientação para a iniciativa privada, então cabe ao empregador ou não dar a data como uma folga para seus funcionários.

Por isso, se você ainda possui dúvidas quanto ao mantimento ou suspensão da folga de Carnaval, é importante consultar com seu trabalho e verificar como está a adesão na cidade que você vive, tudo bem?

Advertisement

Moda

O retorno dos desfiles ao Sambódromo é a ocasião perfeita para tirar do guarda-roupa aquela peça com paetê, né? Confira dicas de looks

Pets

Você achou que os pets iam ficar de fora da folia? Que nada! As fantasias já estão prontas para curtir o Carnaval... ou melhor, o CarnaPet!

Beleza

Já decidiu a fantasia e maquiagem para o Carnaval, mas ainda faltam as unhas? Separamos modelos com muita cor e brilho que são a cara da folia

Entretenimento

O Oscar 2022 está chegando! Veja onde assistir aos filmes indicados e se prepare para uma sessão de cinema em casa

Mundo místico

Em busca de uma tiara perfeita para usar no Carnaval? Algumas dicas da astrologia podem te ajudar nessa escolha

Amor e Sexo

IST é a sigla para infecções sexualmente transmissíveis, perigo constante para quem pratica relações sexuais desprotegidas

Moda

A calça cargo fica ótima em vários visuais diferentes. Venha ver essas ideias de looks e se inspire

Famosos

Agora, Bianca Andrade faz parte da “Mulheres de Sucesso do Brasil”, feita anualmente pela Forbes