Campanhas Eleitorais: Saiba tudo o que mudou para as Eleições de 2016

As Eleições municipais serão realizadas no dia 2 de outubro, mas as Campanhas Eleitorais foram iniciadas hoje. Leia a matéria e saiba tudo o que mudou!

None
Foto: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/08/2016 às 15:42
Atualizado às 14:30

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nesta terça-feira, 16, as Campanhas Eleitorais Municipais serão iniciadas em todo o Brasil. A partir de hoje, os candidatos a prefeito e vereador apresentarão suas propostas a fim de conseguir o maior número de votos no dia 2 de outubro e tomar a frente da administração de suas cidade a partir de 2017. Entretanto, algumas regras foram alteradas e já entraram em vigor. Leia a matéria e saiba tudo sobre!

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Financiamento Eleitoral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O financiamento das campanhas, que antes podia ser realizado por empresas, agora pode ser feito apenas por meio de doações de pessoas físicas ou por recursos do Fundo Partidário (uma espécie de poupança destinada especificamente para a realização de campanhas).

Tempo de campanha

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os 90 dias atribuídos para a divulgação das propostas nas ruas foram reduzidos para 45. Sendo assim, como a data inicial é o dia de hoje, 16 de agosto, o prazo se encerra em 29 de setembro. Para emissoras de rádio e televisão o plano é diferente: no primeiro turno, serão 35 dias de propaganda eleitoral nos meios de comunicação citados acima, iniciados na próxima sexta-feira (26 de agosto).

Duração das propagandas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dois blocos de 10 minutos cada será o tempo cedido para a programação nas rádios e televisões com conteúdo eleitoral. Além deste, alguns partidos terão uma hora e 10 minutos para a divulgação de suas propostas em meio aos comerciais, sendo 60% do tempo voltado para a imagem do candidato à prefeito e, os 40% restantes, distribuídos entre os vereadores. Cada pretendente poderá usar 60 ou 30 segundos para se inserir na propaganda.

Leia também:

As mulheres mais importantes na política nacional e internacional!

A inspiradora mensagem que Hillary Clinton está deixando sobre as mulheres na política

19 filmes e séries para abrir sua cabeça sobre política

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.