Connect with us

O que você está procurando?

Foi divulgada na manhã desta sexta-feira (05), a morte do sambista Almir Guineto, que faleceu após complicações de problemas renais crônicos
- Foto: Extra

Morre o sambista Almir Guineto: relembre a vida e a trajetória do cantor

Foi divulgada na manhã desta sexta-feira (05), a morte do sambista Almir Guineto, que faleceu após complicações de problemas renais crônicos

Morreu na manhã desta sexta-feira (05), Almir Guineto,  fundador do grupo Fundo de Quintal. O  sambista faleceu no  hospital Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro, após uma série de complicações envolvendo diabetes e problemas renais crônicos. O compositor, que tinha 70 anos, deixou os palcos em julho de 2016, já que estava tratando dos problemas de saúde que ocasionaram sua morte.

Conhecido por deixar inúmeras obras marcantes, como Chantagem, Passe bem e Insensato Destino, Almir nasceu e passou parte de sua vida no Morro do Salgueiro, localizado na Zona Norte do Rio. Cercado por familiares que eram músicos, o sambista sempre esteve em contato com o universo musical, tanto que a partir da década de 70, já era mestre de bateria da Salgueiro.

Almir Guineto tocando cavaquinho

Almir Guineto faleceu aos 70 anos no Hospital Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro.
Foto: Suas Letras

Nesse período, Guineto trouxe o banjo adaptado com um braço de cavaquinho e revolucionou o gênero samba. Após sua passagem rápida no grupo  Originais do Samba, o carioca ajudou na criação do grupo que o tornou conhecido nacionalmente. Com a ajuda dos sambistas Bira, Jorge Aragão, Neoci, Sereno, Sombrinha e Ubirany, o grupo Fundo de Quintal lançou o primeiro LP do conjunto, chamado Samba é no Fundo de Quintal.

Logo após as gravações, Almir decidiu seguir em carreira solo, sendo destaque no cenário musical após ser premiado em um Festival MPB-Shell, da Rede Globo, em 1981, onde interpretou o samba-partido “Mordomia (de Ari do Cavaco e Gracinha).

A partir de então, o sambista não parou mais: foram inúmeras músicas gravadas, como por exemplo Não quero saber mais dela e Pedi ao céu.

No ano de 2002,  Guineto lançou o CD Todos os Pagodes e participou de dois shows em homenagem ao sambista Beto Carioca.  Sete anos depois, o compositor, em parceira com o rapper Mano Brown, lançou a música Mãos, que faz uma analogia entre mãos e homens.

O compositor, que deixou família, amigos e fãs, construiu um legado de composições que farão parte da história do samba nacional!

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Entretenimento

Não são só as Barbies que fazem sucesso. Várias pessoas famosas já foram homenageadas com esse brinquedo, e também viraram bonecas! Confira:

Moda & Beleza

A atriz Juliana Paes está arrasando como a personagem Bibi na novela das nove, 'A Força do Querer'. Confira alguns looks de Juliana Paes na telinha

Moda & Beleza

O vestido xadrez é uma opção elegante, versátil e super estilosa, que pode combinar com qualquer ocasião. Confira alguns looks e inspire-se nessa tendência!

Entretenimento

No seu novo programa de danças na Record, Dancing Brasil, a eterna rainha dos baixinhos arrasa dançando os clássicos dos anos 70

Entretenimento

As atrizes Glória e Cleo Pires estrelaram uma campanha de roupas íntimas mostrando a cumplicidade entre mãe e filha e valorizando os corpos femininos. Veja!

Entretenimento

Na última terça-feira (9), o pequeno Pedro veio ao mundo para alegrar a vida dos papais, a dupla sertaneja Maria Cecília e Rodolfo! Veja detalhes:

Moda & Beleza

Sensível e elegante, Júlia Monteiro, personagem de Nathalia Dill em Rock Story, consegue passar seu jeito tranquilo e sereno para a produção dos seus looks

Moda & Beleza

O inverno está se aproximando e nada melhor do que se agasalhar com glamour, não é mesmo? Por isso, inspire-se nos melhores looks com cachecol