Nossa Senhora dos Navegantes: peça sua intercessão e receba graças!

Conheça a história de fé de Nossa Senhora dos Navegantes, uma das representações de Maria. Reze com muita fé e peça a intercessão da santa junto ao Todo-Poderoso.

ilustração de Nossa Senhora dos Navegantes
Ilustração: Eugênio Tonon/Colaborador

Nossa Senhora dos Navegantes começou a ser adorada na época da Idade Média e sua tradição segue até os dias de hoje entre os navegantes. Conhecida como a protetora dos mares e de quem passa pelas águas, tem sua celebração litúrgica no dia 2 de fevereiro. Conheça a história de fé da santa, reze com muita fé e peça a intercessão dela junto ao Todo-Poderoso.

História de fé

Foi durante a Idade Média que surgiu a devoção à Virgem Maria como a protetora dos mares e dos navegantes, na época das Cruzadas. Por conta disso, expedições que aconteceram, principalmente por toda a Palestina e parte do Oriente Médio, uniu forças e devoção à Maria, que depois ficou conhecida como Nossa Senhora dos Navegantes. Anos mais tarde, durante as expedições portuguesas e espanholas, essa adoração ficou ainda mais forte e os navegantes pediam proteção durante a Santa Missa que era realizada antes das viagens. Em pouco tempo, a santa chegou ao Brasil e recebeu diversos nomes, como Senhora dos Mares, de Boa Viagem, Nossa Senhora da Esperança e por último, dos Navegantes. E foi esse título o mais forte, permanecendo até hoje a tradição entre os marinheiros e pescadores brasileiros, principalmente, nos estados do Ceará, São Paulo e Rio Grande do Sul que pedem ajuda, proteção e auxílio na pesca.

Padroeira de Porto Alegre (RS)

Nossa Senhora dos Navegantes é a padroeira de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. No dia 2 de fevereiro, é comemorado o dia da santa na cidade com uma procissão que acontece até o Porto de Pelotas. Antigamente, a festa, que teve o seu início em 1871, acontecia no Lado Guaíba, com uma procissão fluvial. Porém, de 1989 a 2001 a festa foi interrompida, por conta do naufrágio do barco Bateau Mouche, no Rio de Janeiro.

Oração milagrosa – Nossa senhora dos Navegantes

LEIA TAMBÉM

Fonte: www.lproweb.procempa.com.br – Edição: Ariane Frassato e Jéssica Pirazza/Colaboradora – Design: Deicimar Dias