Dia de Nossa Senhora da Penha: reze e receba a intercessão da santa

Nossa Senhora da Penha é uma das representações de Maria. Protetora dos fiéis com muita fé no coração, a santa teve uma história divina. Confira!

Nossa Senhora da Penha
Ilustração: Ricardo Avancini/Colaborador

Trazida pelos marujos portugueses em suas expedições no Brasil, Nossa Senhora da Penha é uma das faces de Maria, Mãe de Jesus. Com uma história de salvação, a santa é venerada em todo mundo. Conheça, abaixo, a história e orações da santa e alcance graças!

História de fé

Celebrada no dia 8 de setembro, Nossa Senhora da Penha foi descoberta pelo Frei Simão – a imagem da santa foi encontrada em um monte localizado na França. O nome daquela região era “Penha da França”, por isso a santa tem esse nome.

A primeira capela de Nossa Senhora da Penha no Brasil, tem uma história interessante. Conta-se que no século XVI, Baltasar de Abreu Cardoso era dono de um engenho de açúcar no Rio de Janeiro e subindo um penhasco, uma cobra apareceu. Assustado, o homem teve uma visão de Virgem Maria e gritou: “Valei-me, Nossa Senhora!”. Nesse momento, um grande lagarto surgiu e atacou a serpente, dando tempo para Baltasar fugir. Como agradecimento, ele mandou construir uma igreja no local em que foi salvo, em dedicação a Nossa Senhora da Penha.

templo de Nossa Senhora da Penha no Rio de Janeiro

O templo, que foi reformado no início do século XIX, é um dos locais mais visitados no Rio de Janeiro. Com mais de 300 degraus de escada, anualmente os fiéis aparecem de todos os lugares do Brasil, para subir todos os lances de joelho, como forma de agradecimento por graças ou como súplica a santa. Foto: Reprodução/Halley Pacheco de Oliveira/Wikimedia Commons

Orações poderosas de Nossa Senhora da Penha:

Consultoria: Carlos Magno Maia Dias – Fonte: O Poder da Oração – Rezar com o Espírito Santo, Editora Santuário | Edição: Jéssica Pirazza e Rafael Barbosa/Colaboradores – Design: Gabriel Andrade/Colaborador

LEIA TAMBÉM: