Nossa Senhora Aparecida: saiba mais sobre os 300 anos de sua aparição

Confira como a Igreja está se preparando para a comemoração dos 300 anos de aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida!

nossa senhora aparecida
Ilusrração: Renato Nascimento/Colaborador

Em 12 de outubro de 1717, o Brasil recebeu a confirmação de que é um ‘país abençoado por Deus’. Foi nessa data que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi achada por pescadores no rio Paraíba do Sul. Em 2017, a Igreja vive o ano Jubilar em comemoração os 300 anos da aparição da santa, hoje considerada Padroeira do Brasil. Saiba como não ficar de fora dessa linda comemoração:

ilustração de nossa senhora aparecida

Ilustração: Renato Nascimento/Colaborador

Aparição de Nossa Senhora Aparecida

A história conta que, em 12 de outubro de 1717, pescadores estavam tentando pescar para que um prato especial fosse feito para a festa em homenagem a um Conde (Dom Pedro de Almeida). Mas o dia de trabalho não estava tão bom. E em uma das vezes que os pescadores puxaram as redes, no lugar dos peixes, eles tiveram a surpresa de acharem uma imagem de barro, mas que estava sem a cabeça.

Jogaram outra vez no rio e dessa vez encontraram a cabeça. Quando os fragmentos da imagem foram encontrados, a pescaria mudou e os pescadores conseguiram muitos peixes para a festa. Desde então, a santa realizou muitos milagres na vida dos religiosos e começou a ter muitos seguidores fiéis e ganhou um Santuário, o maior do mundo, em sua homenagem.

uma foto do Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Foto: iStock

Comemorações

Apesar da comemoração dos 300 anos da aparição só se consolidar em 12 de outubro de 2017, desde 2014 a Igreja está realizando eventos para que o ano seja realmente uma festa. Um exemplo foi a visita da imagem peregrina pelas dioceses do Brasil.

Mas a programação não para por aí, desde outubro de 2016 foi instituído o ano Mariano, visto pelos católicos como um ano de muitas bençãos pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida. E um dos eventos mais esperados pelos religiosos é a festa no Santuário de Aparecida, isso porque em 2013 o Papa Francisco prometeu que estaria presente.

Quer começar a novena à santa? Confira aqui, no site de JOÃO BIDU.

LEIA TAMBÉM!

Texto: Ariane Frassato/Colaboradora | Design: Gabriel Andrade/Colaborador