Conheça a neuróbica: ginástica para os neurônios

A neuróbica ajuda a potencializar a memória e também dá uma força para você aprender melhor. Confira como essa técnica funciona!

Saiba tudo sobre a neuróbica: ginástica para os neurônios
FOTO: iStock.com/Getty Images

Quem disse que nosso cérebro não precisa de exercícios? Segundo especialistas, colocar o órgão pra trabalhar é essencial para mantê-lo jovem, fortalecer a memória e ajudar na aprendizagem. Uma das formas de exercitá-lo é através de atividades voltadas aos neurônios: a neuróbica.

 

Saiba tudo sobre a neuróbica: ginástica para os neurônios

Fonte: gipgy.com

O que é a neuróbica?

Essa modalidade visa tornar o cérebro mais ágil e flexível, permitindo a busca de novos caminhos para a realização de ações cotidianas. “As neuróbicas incluem exercícios simples, que podem ser realizados em situações do nosso cotidiano” explica Solange Jacob, diretora pedagógica do método Supera, de ginástica para o cérebro.

A técnica baseia-se na inversão da ordem de alguns movimentos comuns em nosso dia a dia, como escrever e escovar os dentes com a mão não habitual ou andar de costas. “A prática é importante para tirarmos o cérebro do ‘piloto automático’ e criarmos novas conexões entre os neurônios”, resume a especialista.

Assim, de acordo com Solange, “a neuróbica procura fortalecer e acessar o caminho associativo para formar e recuperar informações, fornecendo ao córtex cerebral a matéria-prima que cria novas e robustas associações, tornando-o mais forte e rica esta rede associações ou representações da informação”, destaca.

Confira alguns exercícios de neuróbica e pratique agora mesmo!

 

Veja também!

10 dicas para melhorar a concentração

5 exercícios para combater o Alzheimer