O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é um convite à beleza

Com cerca de 11 mil obras estão à disposição dos visitantes, o Museu de Arte Moderna, o MAM, é um dos destaques da Cidade-Maravilhosa.

Por Vinicius Galico - 11/10/2017

Foto: Wikimedia Commons

Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) só ganhou seu atual prédio em 1954, projetado por Affonso Eduardo Reidy, com jardins de Roberto Burle Marx. O acervo do museu foi montado com doações de empresários e artistas, com obras de renome como as de Pablo Picasso, Salvador Dalí e Miró, entre outros. Mas um incêndio em 1978 destruiu quase todas as riquezas. Foi preciso tempo e fôlego para uma total recuperação.

Hoje, cerca de 11 mil obras estão à disposição dos visitantes. É preciso um dia inteiro para olhá-las com calma. Entre os destaques estão Henry Moore, Alberto Giacometti, Bourdelle, além de brasileiros consagrados como Di Cavalcanti e Helio Oiticica. No espaço também funciona uma cinemateca e, esporadicamente, a área externa ganha vida com atividades educativas. Inúmeras exposições temporárias atraem turistas, como a de Vik Muniz, um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros da atualidade.

Para 2011 já estão programados a exposição TerceiraMetade, que reúne trabalhos de Tatiana Blass (Brasil), Manuel Caeiro (Portugal) e Yonamine (Angola) dialogando entre si e Flávio deCarvalho Desveste a Moda da Cabeça aos Pés, que propõe um passeio pela moda brasileira dos últimos 30 anos.

O MAM tem rampas de acesso e banheiros adaptados para pessoas portadoras de deficiência, além de duas cadeiras de rodas disponíveis. E para quem adora comprar objetos que são verdadeiras obras de arte, um programa imperdível é conhecer a charmosa e descolada loja Novo Desenho (www.novodesenho.com. br). É de enlouquecer!

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é um convite à beleza

Foto: Wikimedia Commons

Como chegar ao Museu de Arte Moderna

O MAM fica na av. Infante Dom Henrique 85, no Parque do Flamengo. Para chegar até lá, desça na estação Cinelândia do metrô ou siga pelo ônibus saindo da zona sul: linhas 472, 438 e 154. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, do meio-dia às 18h. Sábados, domingos e feriados, do meio-dia às 19h. A entrada custa R$ 8,00. Idosos e estudantes acima de 12 anos pagam R$ 4,00. Grátis para crianças de até 12 anos.

LEIA TAMBÉM