Conheça algumas das tradições do judaísmo

Alguns costumes, fatos e curiosidades da cultura judaica passam despercebidos em meio ao processo de globalização. Saiba mais sobre as tradições do judaísmo

- Foto: Attila JANDI/ Shutterstock.com

Circuncisão

Na lista dos mais primitivos procedimentos cirúrgicos e uma das tradições do judaísmo, a circuncisão surgiu como uma prática cerimonial que marcava a passagem de meninos para a vida adulta em tribos da antiguidade. Determinadas por razões sociais ou religiosas, a operação para retirar o prepúcio dos órgãos genitais  apareceu entre os egípcios e em alguns grupos etíopes, mas foi por meio dos judeus que o costume acabou popularizado.

Chamado de Brit-Milá e realizada com oito dias de vida, o procedimento é uma imposição da Torá a todo menino judeu, representando o ingresso dos recém-nascidos em sua comunidade. É um dos rituais mais sagrados e, como é efetuado sem a consciência da criança, significa um ato de fé acima da lógica, mantido através das gerações.

Também simboliza uma aliança viva e eterna entre o homem e Deus. De acordo com as tradições, sua função era estimular a força diante da dor, uma vez que, na maioria das vezes, era feita sem anestesia.

Iniciação religiosa

Outra das tradições do judaísmo ocorre quando o menino alcança a faixa dos 13 anos, acontece a transição mais importante na vida de um judeu, denominada de Bar-Mitzvá – no qual eles atingem a maioridade na tradição da religião.

Mas se engana quem pensa que a passagem é exclusiva aos meninos: as garotas também são semelhantemente preparadas, porém, no caso delas, o episódio é chamado de Bat-Mitzvá, e ocorre um ano antes, aos 12. Em ambas as situações, os adolescentes passam por um curso educativo sobre lealdade, amizade, ecologia, sustentabilidade, direitos humanos, justiça e responsabilidade social.

Além disso, há ainda aulas sobre o judaísmo, nas quais se procura fazer o jovem refletir e interpretar as leis a seu modo. Nas cerimônias, eles devem ler a Torá – e no caso dos meninos, vestir o tefilin (faixas de couro ao redor dos braços, que ficam guardadas dentro de duas caixinhas) e o talit (manto branco em forma de xale). Depois do evento, geralmente, é promovida uma grande festa.

LEIA TAMBÉM

Texto e pesquisa: Bruno Ribeiro – Edição: Giovane Rocha

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência