Como superar o luto? Aprenda com os conselhos do Padre Reginaldo Manzotti

Saiba como superar o luto, guardar as boas lembranças e seguir a vida da melhor maneira possível com os conselhos do padre Reginaldo Manzotti

None
Foto: Reprodução/Instagram

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/08/2018 às 12:16
Atualizado às 11:44

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A única certeza que temos na vida é a de que um dia a nossa passagem pela Terra vai acabar. E mesmo sabendo disso, a dor do luto é inevitável, principalmente quando perdemos alguém que amamos. Encarar essa situação não é nem um pouco fácil e, muitas vezes, não sabemos lidar com isso da melhor maneira possível. Por esse motivo, o Padre Reginaldo Manzotti deu dicas de como superar o luto e seguir a vida. Confira!

Como superar o luto? Aprenda com os conselhos do Padre Reginaldo!

A morte na visão de um cristão: “sem dúvida, a morte nos assusta, intimida e faz com que, constantemente, reflitamos sobre a fragilidade da condição humana. Não raro, nos momentos de perda, especialmente aquelas inesperadas, ouvimos alguém dizer: ‘Nós não somos nada’. O desespero e a melancolia são plenamente justificáveis para quem encara a morte como o fim de tudo. Da mesma forma, se entendermos o último suspiro aqui na Terra como a extinção da identidade de uma pessoa, todos os nossos conceitos e valores universais caem por terra. Tudo é permitido”, explica Padre Reginaldo Manzotti.

Mulher olhando retrato

Foto: Getty Images

Apesar disso, precisamos olhar para esse fato de uma forma mais religiosa, levando em consideração que a morte é uma oportunidade que um cristão tem de, futuramente, se encontrar com o Pai: “o ponto de partida para encararmos a morte é, portanto, justamente o exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que já a venceu. A fé em sua ressurreição e na continuidade da vida após a morte é fundamental, tanto para nossa própria experiência de finitude quanto para vivermos o luto de quem já se foi. […] O fundamento para nossa fé em torno da nova vida que começa após a morte está na ressurreição de Jesus Cristo. Este é o ponto principal de tudo: Jesus venceu a morte e ressuscitou, descartando completamente qualquer ideia de reencarnação”, explica Reginaldo.

Céu, Purgatório e Inferno: conforme a Igreja Católica passa aos fiéis, ninguém sabe ao certo o que ocorre no processo da morte. Mas sabemos que todas as consequências que vamos receber são frutos da postura que escolhemos levar na passagem pelo mundo. “ O Céu é o anseio último de toda alma. O ser humano foi feito para estar com Deus, então o Céu é o estado de profunda comunhão com nosso Pai. Jesus garante que na casa do Pai há muitas moradas e nosso lugar está reservado (João 14: 2). Já o Purgatório não é propriamente um lugar, mas um período de purificação das almas após a morte. […] Em síntese, o Purgatório é o destino daquelas almas que, na hora da morte, no Juízo Particular, não romperam com Deus, mas ainda necessitam ser purificadas para conseguirem entrar no Reino dos Céus”, completa.

Inferno

Foto: Getty Images

Sobre a existência do inferno, Reginal comenta que: “o inferno começa aqui e vai além, mas lembremos que Deus não condena ninguém a ele. O Inferno é, antes, uma autoexclusão da graça, de única e exclusiva responsabilidade da pessoa que, no uso do seu livre-arbítrio, rompeu com Deus em pecado grave e insistiu nessa conduta”, afirma o padre.

Confira uma mensagem destinada a Santo Agostinho que foi repassada pelo Padre Reginaldo Manzotti!

“A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do caminho. Eu sou eu, vocês são vocês. O que eu era para vocês, eu continuarei sendo. Me deem o nome que vocês sempre me deram, falem comigo como vocês sempre fizeram. Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador. Não utilizem um tom solente ou triste, continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos. Rezem, sorriam, pensem em mim. Rezem por mim. Que meu nome seja pronunciado como sempre foi, sem ênfase de nenhum tipo. Sem nenhum traço de sombra ou tristeza. A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio não foi cortado. Por que eu estaria fora de seus pensamentos, agora que estou apenas fora de suas vistas? Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do caminho… Você que aí ficou, siga em frente, a vida continua, linda e bela como sempre foi.”

Fonte: 10 Respostas que vão Mudar sua Vida: Histórias de Inspiração para Superar Obstáculos e Manter a Fé, Padre Reginaldo Manzotti, Ediouro, 2010/Edição: Júlia Martins/Colaboradora | Design: Aline Barudi

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.