Você é um médium? Conheça os sinais e seu jeito de lidar com o dom

Algumas pessoas apresentamos sintomas de mediunidade ainda crianças. Aprenda a identificá-los e a desenvolvê-los para lidar melhor com o seu dom

None
Foto: Shutterstock

por Vítor Ferreira
Publicado em 29/04/2020 às 13:27
Atualizado às 13:27

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Todas as pessoas possuem dons especiais capazes de transformar a realidade e evoluir espiritualmente. Contudo, algumas têm mais sensibilidade para reconhecer e compreender esses dons. Certos sintomas de mediunidade podem surgir ainda na infância, com pequenos sinais que, por vezes, passam batido.

Mas, quando explorados da forma correta e em tempo hábil, a tendência é que a habilidade se torne um grande poder de ligação entre este e outros domínios astrais. A mediunidade é uma percepção tão preponderante que quem a tem consegue entender o plano espiritual, e pode até se comunicar com o outro mundo.

A pessoa com esse talento pode aprimorá-lo através da prática, dedicação e muito estudo. Um grande exemplo foi o brasileiro Chico Xavier, que ficou conhecido por sua simplicidade e dedicação ao próximo.

Sintomas de mediunidade

É possível identificar desde cedo uma pessoa médium, quando a criança começa a relatar visões e conversas com os espíritos. Nessa situação, o primeiro passo a ser adotado pelos pais é observar se seu filho não está sendo influenciado por desenhos animados ou programas de televisão.

Também, note se essa criança não está apenas querendo chamar a atenção. De qualquer forma, é importante saber que, mesmo que percebam tais dons, os pais jamais devem estimular os jovens a desenvolverem a mediunidade, pois são muito imaturos para esse fenômeno.

Com o passar do tempo e a ampliação do dom, um dos principais sintomas de mediunidade é a capacidade da alma em captar energias de natureza não-física. Em situações negativas, por exemplo, o próprio corpo poderá acusar por meio de formigamentos, calafrios, perda de sono ou crises de choro – tudo isso sincronizado com outras questões como ambientes carregados, aromas, presença de vultos, sonhos reveladores e intuição aflorada.

Ilustração de meditação

Ilustração: Shutterstock

Mas, por outro lado, também há intensificação de características positivas. A compaixão com o sentimento alheio pode se acentuar, assim como a capacidade em ser um grande ombro amigo. Para os estudiosos, perdoar com facilidade, rejeição a multidões e mudanças no ciclo de amizade também podem ser traços de uma mediunidade em evolução.

Assim, quanto mais aperfeiçoadas tais características, maior será a eficiência em compreender a realidade espiritual, prever acontecimentos ou produzir – conscientemente ou inconscientemente – fenômenos parapsicológicos com efeitos físicos.

Como ocorre

Conforme as classificações espíritas, as diferentes reações aos sinais também proporcionarão os diferentes tipos de médiuns. De acordo com os relatos mais comuns, a iniciativa geralmente parte do espírito que deseja se comunicar.

Depois de entrar em contato com a mente de um intermediário ativo, a comunicação pode ocorrer por várias formas: pela fala (psicofonia), pela escrita (psicografia) ou pela vidência (aparecendo ao médium). Fenômenos de ordem física, embora mais difíceis, também podem ocorrer, como levitações e batidas de mãos em mesas.

Práticas para desenvolver a mediunidade

Caso queira expandir e explorar essa habilidade no seu dia a dia, basta seguir alguns preceitos:

  • Superação: não se desespere diante de algo que é inevitável. Em vez de sofrer com o passado, faça algo no presente que renove suas energias.
  • Fé: através da oração, você continua fazendo o bem para quem já se foi, além de obter energia e proteção espiritual.
  • Aprendizado: veja nos problemas grandes oportunidades para praticar a humildade. Entenda que todos erram e que podem ser perdoados.
  • Perdão: pode ser que o seu maior sofrimento não seja pelo o que outra pessoa fez, mas por não saber lidar com os seus sentimentos. Reconheça isso para conseguir se libertar de todo o rancor.
  • Escolha: a vida é como um jardim, onde se colhe o que se planta. É semeando a bondade, que colherá a generosidade.
  • Amor: ame sem esperar algo em troca. Assim, conquistará o carinho verdadeiro das pessoas.
  • Presente: não deixe seus sonhos apenas para amanhã, pois corre o risco de nunca serem realizados. Faça aos outros o que quer para você.
  • Felicidade: assuma para si mesmo(a) a chave de sua felicidade. Abra seu coração para o amor e à caridade, faça bem aos outros. Ser feliz será sua recompensa.
sintomas de mediunidade sensibilidade

Ilustração: Shutterstock

Astrologia e mediunidade

O seu jeito de ser pode ajudar a identificar o tipo de dom que existe em você e destacar ainda mais os sintomas de mediunidade. Os signos possuem papel importante nesse caso, pois podem lhe ajudar a aprimorar esse poder.

Áries

Cuidado com a impulsividade. Ao tomar atitudes imediatas e sem medir as consequências, você acaba deixando de lado sua percepção do mundo físico com o espiritual. Fortaleça sua fé e procure dedicar-se mais ao desenvolvimento de sua espiritualidade. Fique mais atento(a) à sua intuição.

Touro

Você costuma encarar o mundo de modo realista, por isso, não é de dar muito valor aos fenômenos sobrenaturais. É do tipo que fala “só acredito, vendo”. Geralmente, apenas dá importância a esses poderes se perceber que serão úteis em seu dia a dia. Para reverter isso, desligue-se mais do material para alcançar o dom espiritual.

Gêmeos

Tem uma curiosidade acentuada. Por isso, você sempre está à procura de uma explicação racional para tudo o que acontece. Mesmo que se depare com o sobrenatural, busca algo coerente que justifique o ocorrido. Se acreditar e pesquisar mais sobre a mediunidade, conseguirá desenvolvê-la e ajudar quem precisa.

Câncer

Esse signo é extremamente sensitivo. Portanto, é de sua própria natureza ter tranquilidade e serenidade para compreender acontecimentos sobre-humanos. Acredita na vida após a morte e que as experiências diárias trazem grande aprendizado. Sua intuição é uma poderosa aliada na hora de despertar os sintomas de mediunidade.

Leão

O contato com o outro mundo exerce um fascínio muito grande sobre você, já que seu signo possui uma percepção apurada sobre fenômenos sobrenaturais. Mas, para ativar esse seu dom, é preciso prestar mais atenção ao que diz o seu sexto sentido e controlar o seu jeito imediatista de resolver as coisas.

Virgem

Como tem uma personalidade realista, pode acabar ignorando certos acontecimentos do mundo espiritual. Ao ver alguma coisa, certamente, vai achar que tudo foi uma ilusão ou que sofreu uma crise existencial. Provavelmente não vai sossegar enquanto não tiver uma boa justificativa para si. Ouça mais a sua intuição.

Libra

Será preciso controlar a inconstância típica de seu signo para ativar seus poderes mediúnicos. Dedique-se mais ao seu desenvolvimento espiritual, participando de grupos espíritas, para compreender melhor esse fenômeno. Evite, ainda, mudar de ideia o tempo todo ou encarar esses grupos apenas como um passatempo.

Escorpião

Tudo o que envolve mistério e coisas ocultas chama a sua atenção. Seu signo é muito sensitivo, então, é capaz de pressentir facilmente as vibrações dos locais ou de objetos. Portanto, se souber fazer um bom uso desse dom, conseguirá aprofundar esses poderes e discernir maneiras de ajudar quem precisa.

Sagitário

Você adora estudar religiões, então, quando o assunto são as ciências ocultas, demonstra grande interesse em aprendê-las. Costuma encarar a mediunidade como uma oportunidade de amadurecimento espiritual e de se abrir para o que é novo. Só não pode deixar de ouvir sua intuição, que lhe ajuda a traçar bons caminhos.

Capricórnio

Não costuma acreditar em fenômenos sobrenaturais. Seu signo encara a vida de uma maneira mais objetiva, em que o material tem mais valor. Por isso, não confia em superstições ou acontecimentos do além. Para desenvolver a mediunidade em você, não se prenda tanto ao mundo físico e busque mais conhecimento sobre o assunto.

Aquário

Você está sempre tentando encontrar uma explicação racional para tudo o que acontece, mesmo que seja de um outro mundo. Em algumas situações, pode até ficar em dúvida se o que viu foi real ou imaginário, o que já é um passo para a mediunidade. Use a criatividade de seu signo para aprimorar a sua espiritualidade.

Peixes

Tem sensibilidade aguçada. Na sua opinião, algumas dúvidas podem ser esclarecidas somente por seres superiores e, assim, acaba surgindo interesse por assuntos mediúnicos. Para ter esse dom sempre apurado, procure equilibrar melhor razão e emoção. Afaste-se de energias negativas e, sempre que puder, ouça seu sexto sentido.

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.