Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Santa Hildegarda era artista, compositora, médica e mística. Venceu o preconceito de gênero e se tornou uma grande influência. Saiba mais sobre ela!
- Imagem: Ralph Hammann/Wikimedia Commons

Santa Hildegarda: mística, artista e padroeira da medicina natural

Santa Hildegarda era artista, compositora, médica e mística. Venceu o preconceito de gênero e se tornou uma grande influência. Saiba mais sobre ela!

[PAGE TITLE]

Em plena Idade Média, Hildegarda venceu o preconceito de gênero e se tornou uma grande influência religiosa e política. Ela era artista, poetisa, escritora, compositora, médica, mística e freira. Conheça mais sobre essa santa, considerada padroeira da medicina natural.

pintura de Santa Hildegarda segurando uma igreja, como se fosse num vitral

Imagem: Ralph Hammann/Wikimedia Commons

 

Hildegarda de Bingen nasceu no ano de 1908, na Alemanha, e tornou-se uma freira muito conhecida em sua época. Ela era de origem nobre, mas renunciou à riqueza de sua família para servir a Deus e se dedicar, durante toda a vida, ao estudo da religião, misticismo, arte e música. Também era poetisa, praticava teatro, era compositora e, ainda, atendia a inúmeros enfermos que recorriam aos seus sábios ensinamentos. A santa deixou muitas obras, como livros, pinturas e composições musicais.

Por ser mulher e viver durante a Idade Média, Hildegarda sofreu preconceitos e perseguições, inclusive por parte do clero católico. Mas, usando toda a sua sabedoria e inteligência, deu a volta por cima e venceu, com muita coragem e luta, esses obstáculos, tornando uma grande influência religiosa e até mesmo política.

Seguindo as visões divinas que recebia, partiu do convento onde era freira e levou consigo outras irmãs. Com suas próprias forças, revitalizou um antigo mosteiro que se encontrava em ruínas em uma região erma. Encontrou muita resistência do clero e sofreu perseguições, mas conseguiu cumprir sua missão. Ali, juntos com suas seguidoras, fundou um novo convento, no qual recebeu muitas mulheres que desejam seguir o seu exemplo e alcançou a fama de santidade.

Hildegarda foi canonizada em 1584, pelo papa Gregório XIII e, no ano de 2012, foi proclamada Doutora da Igreja Católica, pelo papa Bento XVI.

A santa era famosa por curar muitas doenças através de seu conhecimento da natureza. Ela acreditava que o homem e toda a criação divina estavam interligados, bem como todo o universo. Em suas suas rezas e rituais, utilizava ervas medicinais, plantas e pedras preciosas, e indicava remédios caseiros para todos os que a procuravam.

Para ela, a solução para todos os problemas consiste na união harmoniosa entre o corpo e o espírito, a natureza, a vontade humana e a graça divina.

Ela é considerada a padroeira da medicina natural e seus ensinamentos ainda são buscados por muitos adeptos dessa corrente.

pintura sobre a santa Hildegard em frente a um piano

Imagem: Autor Desconhecido/Reprodução/Wikimedia Commons

Receitas de Santa Hildegarda

BISCOITOS DA ALEGRIA

Ingredientes:

  • 400g de farinha de espelta (pode ser substituída por farinha de trigo normal, mas recomenda-se a orgânica ou integral)
  • 250g de manteiga
  • 150g açúcar mascavo
  • 200g de amêndoas doces
  • 20g de canela
  • 20g de noz moscada
  • 10g de cravo em pó
  • 2 ovos
  • um pouco de sal
  • Água conforme a necessidade

Modo de preparo:

Misture os ingredientes secos (farinha e condimentos). Bata os ovos, a manteiga e o açúcar. Misture o restante dos ingredientes e faça as bolachinhas. Asse por cerca de 20 minutos em forno de 180° a 200°.

 

REMÉDIO PARA O CORAÇÃO E CIRCULAÇÃO

Indicação: formigamento, tremores, arritmia, angina

Ingredientes:

  • 10 ramos de salsa fresca (de preferência, orgânica)
  • 1 litro de vinho branco ou tinto
  • 2 colheres (sopa) de vinagre
  • 300 gramas de mel puro

Modo de preparo:

Coloque em uma panela o vinho, os raminhos de salsa e o vinagre. Ferva por 10 minutos em fogo baixo. Quando levantar fervura, desligue o fogo e adicione o mel. Coe o preparado e despeje-o, ainda quente, em uma garrafa de vidro previamente esterilizada. Feche bem.

Consuma uma colher (sopa) diariamente deste remédio caseiro até que cessem os sintomas.

 

LEIA MAIS:

 

Fontes: Sociedade das Ciências Antigas | receitasnaturais.com.br | Opera Mundi

Texto: Marcos Cardinalli/Colaborador

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Mundo místico

A Astrologia Hindu é um guia que indica e ajuda você a trilhar os melhores caminhos. Veja o que seu signo hinduísta pode te dizer sobre o amor e o trabalho.

Mundo místico

Mesmo com a partida de grandes nomes, a mediunidade ainda está presente em muitos. Confira os principais médiuns do país na atualidade.

Mundo místico

Os espelhos podem trazer muita proteção para nossa vida, basta saber usá-lo. Confira como ele pode te ajudar e seja feliz!

Mundo místico

Os perfumes sempre nos trazem lembranças. Mas você sabia que eles servem também para atrair boas energias para sua vida amorosa? Confira!

Mundo místico

Quais as principais coisas que o signo de Escorpião detesta? Vem descobrir o que faz esse signo perder a boa!

Mundo místico

Cada signo tem um verbo que indica o seu modo de agir e encarar a vida. Confira a seguir qual é o seu e conheça mais sobre o seu jeito de ser

Mundo místico

Cada casa do Zodíaco tem o seu medo particular. Segundo o seu signo, qual o seu maior medo na vida? Descubra agora e confira as dicas para enfrentá-lo!

Mundo místico

Conte com a sabedoria do povo cigano para atrair mais dinheiro e prosperidade em cinco simpatias poderosas