MUNDO MÍSTICO

Saiba mais sobre o Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Todos os dias, milhares de pessoas visitam o Santuário de Nossa Senhora Aparecida e pedem suas graças à Padroeira do Brasil. Conheça mais sobre este lugar abençoado!

None
FOTO: www.a12.com/santuario-nacional

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/10/2016 às 08:35
Atualizado às 12:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Tão grande quanto a importância de Nossa Senhora Aparecida na Igreja Católica é o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, construído em sua homenagem, que é o maior no mundo dedicado a Maria, Mãe de Deus. Ele está localizado no Vale do Paraíba, na cidade de Aparecida, entre os municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Neste vale, corre o rio Paraíba, local onde a imagem da santa foi encontrada.

Imagem aérea do Santuário de Nossa Senhora Aparecida

FOTO: www.a12.com/santuario-nacional

História do Santuário

Depois de encontrada, a imagem de Nossa Senhora Aparecida peregrinou nas regiões de Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguassu, ficando nas casas dos pescadores até 1732. Neste ano, Atanásio, o filho de um dos pescadores que encontraram a imagem, construiu o primeiro oratório aberto ao público. Foi lá que ocorreu o famoso episódio do milagre das velas. Como a devoção à santa só crescia, o Padre José Alves Vilela, vigário de Guaratinguetá na época, conseguiu a aprovação da construção do primeiro templo em louvor à Mãe Aparecida. Então, foi construída em 1745, no Morro dos Coqueiros, a primeira igreja dedicada a ela, que recebeu muitos fiéis até 1888, quando foi inaugurada a segunda igreja, que era um acréscimo à primeira. Em 1983, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil declarou, oficialmente, a Basílica como Santuário Nacional.

LEIA MAIS

Lugar evangelizador

Atualmente, o Santuário possui uma grande importância na evangelização dos fiéis. Sua administração fica por conta dos missionários redentoristas, que cuidam do local desde 1894. Devido a sua relevância, ele já recebeu a visita de três papas: João Paulo II, em 1980, Papa Bento XVI, na abertura da V Conferência Episcopal Latino-americana e do Caribe em 2007, e Papa Francisco em 2013, na Jornada Mundial da Juventude. Além disso, o Santuário foi visitado pelos imperadores D. Pedro I e D. Pedro II, e pela princesa Isabel, doadora da coroa de ouro à Virgem Santíssima. Mas são os devotos de Nossa Senhora Aparecida que fazem o lugar tão conhecido: são cerca de 11 milhões de visitantes por ano, viajantes de todas as partes do Brasil.

Nicho da Imagem

Atendimento ao público: segunda a quinta, das 9h às 20h, e das 9h de sexta às 21h de domingo.

Principal motivação da visita, o lugar onde se localiza a Imagem de Nossa Senhora Aparecida é diariamente tomado por pessoas emocionadas diante da Rainha do Brasil. O espaço é organizado para a formação de filas e garantir a segurança dos romeiros em dias de maior movimento.

Nicho com imagem de Nossa Senhora Aparecida no Santuário de Aparecida

FOTO: www.a12.com/santuario-nacional

Museu Nossa Senhora Aparecida

Atendimento ao público: segunda a sexta (das 9h às 16h30), sábado (das 7h às 17h) e domingo (das 7h às 15h30).

Esse museu foi inaugurado em 8 de setembro de 1956. No início, ele funcionava no prédio das Oficinas Gráficas de Arte Sacra de Aparecida, porém, depois foi transferido para a Galeria do Hotel Recreio, onde ficou até a mudança definitiva para a Torre do Santuário, cuja inauguração ocorreu em 12 de outubro de 1967. O local tem o seu foco na recepção dos visitantes, que chegam a mais de 300 mil pessoas por ano. O museu possui uma exposição central fixa, mas também realiza eventos comemorativos e ligados a datas importantes.

Museu do Santuário de Nossa Senhora Aparecida

FOTO: www.a12.com/santuario-aparecida

Sala das Promessas

Atendimento ao público: segunda (das 9h às 18h), terça a sexta (das 8h às 18h), sábado (das 7h às 18h) e domingo (das 6h às 18h).

Esse lugar também é conhecido como “sala dos milagres” e é o segundo local mais visitado pelos devotos quando vão ao Santuário. Lá, ficam os maiores exemplos da fé em Nossa Senhora Aparecida, já que possui uma grande exposição de ex-votos, que são objetos de diversos tipos e materiais que representam algumas das graças alcançadas. A sala recebe cerca de 19 mil ex-votos por mês, além das milhares fotografias que compõem o local.

Sala das promessas no Santuário de Nossa Senhora Aparecida

FOTO: www.a12.com/santuario-nacional

Capela das Velas

Atendimento ao público: todos os dias (das 6h às 19h).

Dentro do Santuário, também se encontra um local com suportes para o acendimento de velas, como sinal de agradecimento pelas bênçãos alcançadas. O lugar foi construído com um filtro para absorver a fumaça da queima das velas e também exaustores. O ambiente possui uma decoração relacionada à passagem da Bíblia da Sarça Ardente, momento em que Deus faz uma aparição a Moisés na forma de fogo que não consumia um arbusto, para avisá-lo de que ele deveria ir até o Egito para libertar as pessoas da escravidão.

Capela das Velas no Santuário de Nossa Senhora Aparecida

FOTO: www.a12.com/santuario-nacional

Em caso de dúvidas, visite o site do Santuário Nacional ou entre em contato por meio dos telefones (12) 3104-1000 e 0 300 2 10 1210.

Edição: Júlia Martins/Colaboradora | Design: Aline Barudi