MUNDO MÍSTICO

Ritos introdutórios: Papa Francisco explica aspectos da missa. Confira!

A missa é um símbolo importante para os cristãos, o qual contém diversos significados. Um exemplo são os ritos introdutórios, que iniciam a celebração. Mesmo aprendendo durante a catequese, o Papa Francisco faz questão de relembrar sua importância. Confira!

None
(Foto: Reprodução/Copyright L'Osservatore Romano)

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/01/2018 às 09:00
Atualizado às 12:38

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A missa é uma celebração importante na vida dos cristãos e acontece diversas vezes na semana, sendo domingo considerado o dia santo, no qual é imprescindível a presença dos fiéis. Quando pequenas, na época da catequese, as crianças aprendem como se portarem na cerimônia e todos os passos a serem seguidos, desde os ritos introdutórios até a despedida. Assim, para relembrar sua importância, o Papa Francisco descreve e explica estes símbolos. Confira!

Ritos introdutórios segundo o papa

Neste mesmo evento, o Papa Francisco pediu duas coisas aos cristão. A primeira é para que os fiéis cheguem cedo na missa: “Não é um bom hábito olhar para o relógio e dizer: ‘Estou a tempo, chego depois do sermão e assim cumpro o preceito’. A Missa começa com o sinal da cruz, com estes ritos introdutórios, porque ali começamos a adorar Deus como comunidade. E por isso é importante procurar não chegar atrasado mas, ao contrário, antecipadamente, a fim de preparar o coração para este rito, para esta celebração da comunidade”, diz o santo padre.

O segundo fator direciona-se aos pais. “Vistes como as crianças fazem o sinal da cruz? Não sabem o que fazem: às vezes fazem um desenho, que não é o sinal da cruz. Por favor: mãe e pai, avós, ensinai às crianças, desde o início — desde pequeninos — a fazer bem o sinal da cruz. E explicai-lhes que significa ter a cruz de Jesus como proteção”, clama o pontífice.

LEIA TAMBÉM

Texto: Camila Ramos/Colaboradora