Pratique o perdão: liberte sua alma e seja mais feliz

Ficar alimentando ressentimentos faz um mal para o corpo e o espírito. Aprenda a praticar o perdão e viva com o coração em paz.

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/12/2016 às 08:42
Atualizado às 12:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Dar a outra face para que nos magoou ou prejudicou muito a nossa vida não é nada fácil. Contudo, ficar alimentando ressentimentos faz um mal enorme para o nosso corpo, pois podemos ficar doentes, e para o espírito, pois vamos nos afastando cada vez mais da paz no coração que tanto nos faz bem.

Para que tenhamos força para enfrentar esse desafio, lembremos sempre dessas palavras: “Por isso, vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.” (Marcos 11:24-26)

homem e mulher abraçando com perdão

Foto: Shutterstock

Oração de perdão

“Pai Celestial, inflama em mim o fogo do amor divino. Conduze-me a uma união mais profunda com o Senhor através do perdão. Abre meus olhos e dá-me uma nova visão. Ajuda-me a enxergar as áreas de minha vida que estão em escuridão pela falta de perdão. Senhor Jesus Cristo, ajuda-me a ser obediente, a perdoar. Ajuda-me a amar e a perdoar como tu amas e perdoas —incondicionalmente. Ajuda-me a mudar a tendência do meu coração para que as outras pessoas vejam tua paz reinando vitoriosamente em mim e desejem esta paz que vem apenas de ti. Ó, doce Espírito Santo, ilumina meu corpo, minha mente, meu coração e minha alma. Não permitais que nenhuma área do meu ser permaneça em escuridão. Revela-me todas as áreas onde há falta de perdão, onde há amargura, ressentimento, ódio e raiva. Dá-me força e o desejo de me abrir ao dom e à graça do perdão, de aceitá-los e de agir de acordo com eles. Toda a glória, honra e louvor ao Senhor, Pai amoroso, agora e por toda a eternidade. Amém. Aleluia! Amém.”

Aprender a perdoar

“Senhor, o momento em que me encontro é o mais difícil de minha vida. Ajoelhada aos vossos pés estou para implorar a divina graça do perdão. Ensina-me a perdoar aquelas pessoas que vivem na obscuridade e que só me fazem o mal. Que eu não tenha pensamentos ruins em relação a elas, mas infunda em mim um sentimento de amor e caridade para mostrar a elas que só a misericórdia de Deus tem fundamento nesta vida. Mais que isto, para que possa perdoar os outros, eu necessito da graça de também me perdoar das faltas que eu cometo contra mim. No vosso Sagrado Coração eu coloco todas as aflições e todo o rancor que eu tenho contra quem me faz o mal. Só tu, Senhor, sabes retirar o fardo que está em meus ombros. Que eu seja sinal de graça e perdão para todas as pessoas e que sempre viva praticando em mim e no próximo o mandamento do amor fraterno. Amém.”

Oração de arrependimento

“Senhor Jesus Cristo, eu creio que tu és o Filho de Deus, tu és o Messias, vindo em carne, para destruir as obras do demônio. Morreste na cruz por meus pecados e ressuscitaste dentre os mortos. Eu confesso agora todos os meus pecados, arrependo-me deles (diga os pecados) e peço que me perdoe e me laves de toda injustiça. Eu creio que teu sangue agora me lava de todos os pecados e, principalmente, quando os confesso a um sacerdote no sacramento da penitência. Obrigada, Senhor Jesus, por me teres redimido, lavado e justificado por teu sangue preciosíssimo. Amém.”

LEIA TAMBÉM

Edição: Beatriz Albuquerque | Design: Deicimar Machado

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.