Parábola das dez virgens: conheça a história contada por Jesus

Conheça a parábola das dez virgens contada por Jesus e o que ela significa. Assim, você alcançará uma vida de graça a partir das palavras do Mestre.

None
Imagem: Renata Sedmakova/Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/03/2017 às 13:00
Atualizado às 11:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para ser ouvido e entendido pelo povo, Jesus contava histórias. Isso porque poucas pessoas sabiam ler e escrever. E por meio de parábolas (narrativas não verídicas nas quais são feitas comparações e usa-se símbolos para representar fatos), Cristo conseguia chegar até as multidões, chamando a atenção para os problemas morais e sociais presentes na sociedade da época. Veja, abaixo, a parábola das dez virgens: 

Jesus segurando a cruz e conversando com uma mulher

Imagem: Renata Sedmakova/Shutterstock

Conheça a parábola das dez virgens

“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vós não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.” (Mateus 25, 1-13)

O que Jesus quis dizer

O noivo é Jesus Cristo que retorna. Por isso, há tanta expectativa quanto à sua chegada. A lição é clara: cada um de nós precisa estar atento, preparado e com o coração aberto para quando o Senhor retornar.

LEIA TAMBÉM

Edição: Ariane Frassato/Colaboradora | Design: Gabriel Andrade/Colaborador

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.