O feriado da Páscoa passou, mas a atmosfera de paz e esperança ainda perdura. No último dia 15/4, sábado de aleluia, o Papa Francisco publicou no site do Vaticano sua homilia sobre a Páscoa e o feriado santo.
O pontífice começa citando um trecho da Bíblia: “‘Terminado o sábado, ao romper do primeiro dia da semana, Maria de Magdala e a outra Maria foram visitar o sepulcro’ (Mt 28, 1)”, e então ele conta que as duas mulheres, tristes e com lágrimas nos olhos, nunca abandonaram Jesus, suportando o amargo sabor de injustiça.
A mensagem desse feriado foi trazer a paz e esperança a um mundo em desespero. O Papa Francisco ainda volta para a atualidade quando lembra dos refugiados que passam por tanto sofrimento na mesma região onde uma vez Jesus passou.

(Foto: Copyright L’Osservatore Romano)
“Nos seus rostos, vemos refletidos os rostos de todos aqueles que, caminhando pela cidade, sentem a tribulação da miséria, a tribulação causada pela exploração e o tráfico humano. Neles, vemos também os rostos daqueles que experimentam o desprezo, porque são imigrantes, órfãos de pátria, de casa, de família; os rostos daqueles cujo olhar revela solidão e abandono, porque têm mãos com demasiadas rugas. Refletem o rosto de mulheres, de mães que choram ao ver que a vida dos seus filhos fica sepultada sob o peso da corrupção que subtrai direitos e quebra tantas aspirações, sob o egoísmo diário que crucifica e sepulta a esperança de muitos, sob a burocracia paralisadora e estéril que não permite que as coisas mudem. Na sua tristeza, elas têm o rosto de todos aqueles que, ao caminhar pela cidade, veem a dignidade crucificada”.
Em outro momento sobre o feriado santo, sua santidade termina dissertando sobre a Ressurreição trazendo uma mensagem de paz, amor e esperança. ” Vamos anunciar, partilhar, revelar que é verdade: o Senhor está Vivo. Está vivo e quer ressurgir em tantos rostos que sepultaram a esperança, sepultaram os sonhos, sepultaram a dignidade. E, se não somos capazes de deixar que o Espírito nos conduza por esta estrada, então não somos cristãos”.
LEIA MAIS
- Papa Francisco: conheça a sua luta pela paz
- Você sabe em qual dia termina a Quaresma? Descubra aqui!
- Receba graças com os provérbios da semana de 17 a 23 de abril