Papa Francisco: Confira sua mensagem de paz para a ONU

Confira a mensagem de paz do Papa Francisco para as Nações Unidas pedindo a proibição e destruição total das armas nucleares

None
(Foto: Copyright L'Osservatore Romano)

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/04/2017 às 12:30
Atualizado às 11:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Em 2015, o Papa Francisco foi até a ONU, em Nova York, para pedir a proibição e destruição das armas nucleares de todos os países que a possuem. No mês passado o pontífice voltou a suplicar, por meio de carta, para as Nações Unidas já que ultimamente o mundo passa por uma tensão e medo por conta das ameaças dos Estados Unidos, Coréia do Norte e Russia, além da guerra constante na Síria. Seu objetivo é mandar uma mensagem de paz ao mundo.

Em sua carta, o Papa lista algumas das preocupações internacionais, como pobreza, problemas ambientais, terrorismo, tensões entre países, por exemplo, e diz que são as principais ameaças à humanidade no século XXI. Essas ameaças aumentam quando somada as armas nucleares, já que suas consequências perduram na natureza por muitos anos.

Na imagem, o Papa Francisco está dando as mãos a um senhor da ONU que faz uma reverencia. Mandando uma mensagem de paz

(Foto: Copyright L’Osservatore Romano)

A matéria-prima das armas poderia ser utilizadas para desenvolver tecnologias, além de servir para uso médico como nas máquinas de radiografias. “Semelhante motivo de preocupação emerge diante do desperdício de recursos para o nuclear com finalidades militares, que poderiam ao contrário ser utilizados para prioridades mais significativas, como a promoção da paz e do desenvolvimento humano integral, assim como a luta contra a pobreza e a atuação da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”.

“A paz e a estabilidade internacionais não podem ser fundadas num falso sentido de segurança, na ameaça de uma destruição recíproca ou de um aniquilamento total, na manutenção de um equilíbrio de poder. A paz deve ser construída com base na justiça, no desenvolvimento humano integral, no respeito dos direitos humanos fundamentais, no cuidado da criação, na confiança entre os povos, na promoção de instituições pacíficas, no acesso à educação e à saúde, no diálogo e na solidariedade”, pede o Papa Francisco, como uma mensagem de paz.

Ao fim, o pontífice pede um mundo unido por confiança e quer disseminar a esperança de viver em um planeta sem armas nucleares. Ele pede ainda que a ONU trabalhe com afinco para o progresso da ética, paz e segurança de todos.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.