Saiba quais objetos são usados em um ritual de exorcismo

Cada objeto possui um significado no ritual de exorcismo. Descubra por que são importantes durante essa atividade de expulsão do mal

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/10/2017 às 21:30
Atualizado às 12:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O ritual de exorcismo envolve muitos mistérios, afinal, não é qualquer pessoa que já presenciou o momento. Mostramos para você o que é preciso ser feito para que um demônio seja retirado do corpo de uma pessoa possuída. De acordo com o ritual católico de exorcismo, alguns procedimentos devem ser seguidos para que a cerimônia funcione. Aliados a ele, estão alguns objetos:

Ritual de Exorcismos e outras súplicas

Além dos objetos citados acima, o padre precisa da autorização do bispo para realizar o ritual e seguir os procedimentos deste livro e outras súplicas. Publicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a obra é fruto de 15 anos de pesquisa e estudos sobre exorcismos.

Após a reforma proposta pelo Concílio Vaticano II na década de 1960, foi preciso que a Igreja Católica admitisse o exorcismo como celebração litúrgica, aceitando a participação dos fiéis. A obra é utilizada por quem vai exercer o ministério de exorcista e pede-se para que a celebração não seja transformada em espetáculo, respeitando cada etapa do ritual e não o transformando em ação mágica ou supersticiosa.

Com o livro, a Igreja pretendeu superar duas tendências frequentes dos fiéis: a visão de que o maligno está presente em toda parte e a tendência a considerar o Diabo como personificação simbólica da maldade e não como indivíduo, agente responsável pelo mal.

Atestado médico

Antes do exorcismo, é preciso descartar todas as possibilidades de transtornos psiquiátricos ou do uso de substâncias psicotrópicas. O ritual somente poderá ser feito após a avaliação médica.

LEIA TAMBÉM

Texto: Érica Aguiar – Edição: Giovane Rocha