Entenda o que ocorre em um culto taoísta

De vertente filosófica a uma das principais religiões chinesas, o taoísmo tem em sua doutrina características como o misticismo, o culto aos ancestrais, além de outros aspectos em suas cerimônias. Entenda os rituais de purificação, sacrifício e oração presentes um culto taoísta

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/03/2018 às 10:30
Atualizado às 11:48

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Inicialmente, o taoísmo era uma vertente filosófica que procurava encontrar o equilíbrio entre o indivíduo e o restante do universo. Porém, com o passar dos anos, esse pensamento acabou se tornando uma das principais religiões chinesas, que, baseando-se no politeísmo, incorporou aspectos culturais diferentes em sua doutrina, como o misticismo, os rituais, a magia e o culto aos seres ancestrais. A seguir, descubra as principais características de um culto taoísta.

O culto taoísta

1. Purificação: o objetivo é tirar tudo o que coloca em perigo a relação do indivíduo com os deuses. Consiste em lavar a boca e despejar um pouco de água na ponta dos dedos. No templo, a purificação é realizada pelo sacerdote, que agita um cajado diante dos indivíduos ou dos objetos que serão purificados. Na ponta do cajado há fitas de papel amarradas ou fios de linho.

2. Sacrifício: os indivíduos devem fazer algumas oferendas, que consistem em presentear os Kamis com dinheiro, comida, bebida, danças, lutas e teatro. Porém, se não oferecerem nada, correm o risco de perder o contato com os Kamis e até mesmo de passarem por situações ruins em suas vidas.

3. Oração: os fiéis rezam e fazem oferendas com o nome da pessoa que está realizando o ritual. Os seguidores também podem fazer um pedido aos Kamis.

4. Refeição: para concluir o ritual, ocorre o naorai, uma refeição com os Kamis. O sacerdote oferece a todos os presentes uma pequena quantidade de vinho de arroz.

LEIA TAMBÉM

Texto: Isadora de Oliveira/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.