9 nomes bíblicos e seus poderosos significados

Os nomes bíblicos são muito poderosos e muito usados por fiéis em todo o mundo! Conheça quais são os mais famosos e entenda seus significados! Leia mais

None
FOTO: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/10/2016 às 09:01
Atualizado às 11:40

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os nomes bíblicos são alguns dos mais comuns no mundo todo. Eles  são carregados de significado, além de remeterem aos personagens das Escrituras Sagradas. A seguir, uma lista com os 9 nomes bíblicos mais populares.

1. Maria

Significa “senhora soberana”. É um dos nomes mais usados há muito tempo e, no Brasil é muito associado a um segundo nome, como é o caso de Maria Fernanda ou Maria Eduarda. Além disso, pode ser usado em nomes masculinos como José Maria ou João Maria.

Maria, Mãe de Jesus é citada no Novo Testamento da Bíblia e possui milhares de devotos espalhados pelo mundo.

Bíblia aberta com um terço em cima

FOTO: iStock

2. Lucas

Significa “iluminado”. É um nome bastante comum no Brasil e é derivado da raiz “lyke”, “luk” ou “luc”, e da palavra “lux”, que significa “luz”.

São Lucas é o autor do Terceiro Evangelho, no Novo Testamento.

3. Raquel

Significa “inocente”. No Brasil, Raquel é um nome próprio feminino bastante comum e tem origem no hebraico Rahel.

Raquel é mencionada no Antigo Testamento como a esposa de Jacó e mãe de José e Benjamim.

4. Gabriel

Significa “homem de Deus” e “mensageiro de Deus”. Tem origem no hebraico, composto pela união dos elementos “gébher”, que significa “homem forte” e “el” que quer dizer “Deus”.

Este nome é citado diversas vezes, tanto no Velho Testamento, quanto no Novo Testamento. Gabriel foi aquele que anunciou à Maria que ela seria a mãe do tão aguardado Messias. Ele também apareceu a Zacarias para anunciar o nascimento do seu filho João Batista. Gabriel é tido como um arcanjo mensageiro, pelo fato de ter transportado notícias boas e por isso também é tido como o “mensageiro de Deus”.

5. Débora

Significa “mulher trabalhadora e esforçada”. Representação a alma, a sabedoria, a ressurreição e a vitória. Costuma ser conhecida pelo seu trabalho e esforço.

Débora aparece no Antigo Testamento e reorganizou as tribos de Israel contra o domínio de Canaã, levando os israelitas à vitória contra os cananeus.

6. Miguel

Significa “quem é como Deus?”.Originou-se do hebraico “Mikhael”, que é uma junção dos elementos “mikhayáh” e “el”. Estes significam “quem é como Deus?”. No Brasil, Miguel é um nome bastante popular e sua variação feminina é Micaela.

É citado quatro vezes na Bíblia como um arcanjo.  Considerado um símbolo de humildade diante de Deus, o significado de seu nome é uma pergunta, cuja resposta é “ninguém é como Deus”.

LEIA MAIS

7. Sara

Significa “princesa”“soberana”. É um nome feminino muito comum no Brasile pode também ser encontrado com a grafia “Sarah”.

É uma personagem bastante popular nas histórias bíblicas, citada no Antigo Testamento como a esposa de Abraão e mãe de Isaac.

8. João

Significa “agraciado por Deus”. É derivado de dois elementos originados do hebraico: “Yah”, que significa Deus e “hannah”, que quer dizer graça. Atualmente, costuma ser usado também associado a outro nome, como João Paulo, João Victor e João Pedro. É um dos nomes judeus mais populares no mundo.

Exitem dois personagens bíblicos mencionados no Novo Testamento com este nome. João Batista, o profeta filho de Zacarias, que batizou Jesus e São João Batista é considerado como o precursor de Jesus Cristo.

9. Davi

Significa “o amado”. Este nome é relacionado a pessoa por quem se sente muita afeição e que é muito querida por todos à sua volta.

Davi foi rei de Israel, responsável pela expansão da sua nação. Foi autor de vários salmos presentes no livro de Salmos, no Antigo Testamento da Bíblia. Na Escritura Sagrada, este nome é mencionado cerca de mil vezes, principalmente nos livros de Samuel.

Fonte: www.dicionariodenomesproprios.com.br
Texto e pesquisa: Júlia Martins/Colaboradora | Design: Camila Campos/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.