Jesus Cristo realmente nasceu na data do Natal?

Tido como o nascimento do menino Jesus, o Natal é uma das festas cristãs de maior relevância, comemorado todos os anos no dia 25 de dezembro.

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/12/2016 às 15:43
Atualizado às 18:25

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Tido como o nascimento do menino Jesus, o Natal é uma das festas cristãs de maior relevância, comemorado todos os anos no dia 25 de dezembro. No entanto, a Bíblia Sagrada não fornece nenhuma informação específica de quando Cristo teria nascido. Então, qual foi o critério estabelecido para a instituição da festa?

Presépio de Natal com o menino Jesus na manjedoura

Foto: Shutterstock

Os historiadores afirmam que a data próxima ao fim do ano foi fixada pela Igreja Católica somente no ano 525, de modo que coincidisse com festas pagãs do Oriente e de Roma – a Natalis Solis Invicti, ou “Nascimento do Sol Invencível” -, que comemoravam o solstício de inverno com muita comilança. Assim, para não entrar em conflito com as tradições milenares, agregaram-se alguns símbolos como os sinos, velas, azevinhos e outros tipos de decorações. Por isso, o debate se os cristãos devem ou não celebrar o Natal tem sido discutido por séculos. Mais do que isso. A pergunta que fica é: quando de fato Jesus Cristo nasceu?

Como dito anteriormente, a Bíblia não fornece nenhuma data específica. Mas é consenso entre os estudiosos que o nascimento não aconteceu em dezembro. Isto porque o mês abriga a estação de inverno no hemisfério norte, onde não encontraríamos nenhum pastor cuidando do rebanho ao ar livre como descrevem os relatos bíblicos. Alguns cálculos mais elaborados (os quais levam em conta a morte do Messias e o nascimento de João Batista) consideram que há grandes chances de Jesus ter nascido entre setembro e outubro, em plena festa dos Tabernáculos.

Além disso, por mais irônico que seja, também é consenso que Jesus nasceu “antes de Cristo”. Isso porque, nos evangelhos de Mateus e Lucas – que são os que retratam o nascimento com detalhes – consta que o episódio aconteceu durante o governo de Herodes, o qual faleceu no ano 4 a.C. Ademais, depois que José e Maria fugiram de Belém com Jesus, Herodes ordenou que todos os meninos de até dois anos naquela região fossem mortos. Isto indica que Jesus poderia ter tido até dois anos antes da morte de Herodes. Ou seja: tendo como referência o calendário adotado pelo Ocidente, a data de seu nascimento provavelmente está entre os anos 6 e 4 a.C.

VEJA TAMBÉM