MUNDO MÍSTICO

Guerreiras e abençoadas: aprenda com as grandes mulheres da Bíblia

No Livro Sagrado há histórias de algumas guerreiras que fizeram a diferença no tempo em que viveram. Conheça as mulheres da Bíblia e veja seus ensinamentos!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 31/01/2017 às 13:40
Atualizado às 11:50

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A história bíblica é marcada por algumas guerreiras que fizeram a diferença no tempo em que viveram, apesar de toda a limitação para o sexo feminino na época. Conheça algumas das mulheres da Bíblia!

mãos mulheres terço

Foto: Shutterstock

Débora

Viveu um tempo como dona de casa, mas, posteriormente, foi escolhida para ser juíza. Segundo relatos, ela foi a única mulher do Livro Sagrado que ocupou um cargo político de excelência.

Ensinamentos: por toda sua história, Débora nos passa a mensagem do quanto é importante lutar por seus objetivos, assim, eles poderão ser vencidos. Além disso, foi uma exímia mãe, profeta, líder militar e, acima de tudo, temente a Deus. Apesar da diferença de tempo, Débora é um exemplo da mulher que consegue conciliar a vida de dona de casa com a vida profissional.

Leia na Bíblia: “Naquela época, a profetisa Débora, mulher de Lapidot, era juíza em Israel. Sentava-se sob a palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na montanha de Efraim e os israelitas iam ter com ela para que julgasse suas questões.” (Juízes 4: 4-5)

Ester

Foi uma das mais importantes rainhas de Israel, pois se casou com um rei. Era judia e orfã – por conta disso, foi criada por um tio. Como Ester batalhou muito pelo povo judeu, conquistou um significado muito valioso para a religião, adquirindo até um livro na Bíblia Sagrada com o seu nome.

Ensinamentos: Ester mostrou ao povo o quanto acreditava em seus ideais, inclusive sacrificando até a sua vida em honra dos judeus. Nada a fez desistir. Pelo contrário, procurava não se desesperar e de forma sábia, buscava soluções em Deus. Por isso, reflita e leve esta lição para sua vida!

Leia na Bíblia: “Ester – filha de seu tio, órfã de pai e mãe. A moça era de belo porte e agradável de aspecto; na morte de seus pais, Mardoqueu a tinha adotado por filha.” (Ester 2: 7)

Rute

Quando ficou viúva, Rute se aproximou muito da sogra por conta da dor que sentiam (Noêmi, além de perder o marido e o cunhado de Rute, também havia perdido seu marido). A cunhada de Rute as abandonou depois de um tempo, mas ela foi persistente. Foi até Belém com a sogra e, posteriormente, reconstruiu sua vida e se casou novamente. Um dos fatos mais importantes desta mulher é a descendência de Jesus.

Ensinamentos: Rute pode ser classificada como uma mulher íntegra em tudo: no casamento, no trabalho e na família. Era uma mulher muito competente e sensível e por esse motivo chamava a atenção das pessoas. Além disso, nos mostrou o quanto o laço da amizade é valioso, por manter uma relação de carinho com a sogra.

Leia na Bíblia: “Aonde fores, eu irei; aonde habitares, eu habitarei. O teu povo é meu povo e o teu Deus, meu Deus.” (Rute 1: 16)

Sara

Esposa de Abraão, Sara se tornou um modelo de mulher casada. Apesar de ser estéril, ela não desistiu de ter o filho que o Senhor lhe prometeu. Ela perseverou na crença divina e, aos 90 anos, deu à luz Isaque – herdeiro da promessa de Abraão. Por conta disso, Sara também ficou conhecida como mãe das multidões.

Ensinamentos: seja confiante em Deus e nas promessas feitas por Ele. Foi nisso que Sara acreditou durante toda a sua vida. Ela também nos passa a imagem de uma pessoa dedicada, que estava com seu marido e com seu filho em qualquer circunstância. Espelhe nessa mulher de fé!

Leia na Bíblia: “Foi pela fé que a própria Sara cobrou o vigor de conceber, apesar de sua idade avançada, porque acreditou na fidelidade daquele que lhe havia prometido. Assim, de um só homem quase morto nasceu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como os grãos de areia da praia do mar.” (Hebreus 11: 11-12)

LEIA TAMBÉM

Edição: Thomás Garcia e Ariane Frassato/Colaboradores | Design: Gabriel Andrade/Colaborador