A alma pode adoecer como o corpo?

cê sabia que nossa alma pode ficar doente? Entenda mais sobre o que a Doutrina Espírita diz sobre esse assunto

- FOTO: ShutterStock

Jesus insistia com os pecadores que curava para que não pecassem mais se não quisessem se tornar enfermos novamente. Isso porque todo mal que praticamos reflete em doenças da alma e o corpo não passa de um mero instrumento que sofre as consequências das doenças da alma, adoecendo também.

Mulher com a mão na barriga

FOTO: ShutterStock

Realidade do mundo espiritual

Quando praticamos algum mal, nos desequilibramos espiritualmente. É como se uma pequena luz fosse apagada e tivesse que voltar a ser acesa através da reparação do mal praticado. Enquanto não sanamos os desequilíbrios do corpo que usamos temporariamente dando origem a doenças nesse corpo. Essas enfermidades que trazem o sofrimento são os meios de expurgar o espírito dos seus desequilíbrios, levando-o a refletir em seus erros e convidando-o para uma vida de acertos.

O doente, nos momentos de solidão que enfrenta consigo, reflete, mesmo sem falar, naquilo que está passando. Lembra-se mais de Deus. Percebe o quanto somos frágeis na matéria e modifica-se em muitas posições perante a vida. Muitas pessoas que passam pela chamada experiência de quase morte, sofrem uma parada cardíaca e retornam à vida física após alguns minutos, modificando para melhor o comportamento que tinham. Isso porque durante o pouco tempo de parada cardíaca entram em contato com a realidade do mundo espiritual que desconheciam. Percebem que a vida material é muito pequena comparada às dimensões espirituais da existência.

LEIA MAIS

Imagine uma família que se muda para uma casa nova cheirando a tinta. Se esta família for relaxada com essa casa nova, não varrer a sujeira, não trocar o vidro da janela se quebrar, não consertar a telha que se partir, não lavar o banheiro, no final de algum tempo essa família terá contaminado a casa com seu desleixo, com seu relaxo. O espírito doente, enquanto permanece doente, contamina o corpo novinho que recebe ao nascer com os desequilíbrios que esse espírito traz. Isso provoca a doença do corpo, que reflete as imperfeições da alma que nele passa a habitar. A proposta de Jesus era a cura definitiva porque nos convidava para a cura do espírito. O espírito sadio vive num corpo são. O espírito doente contamina o corpo são, que acaba por adoecer também.

Fonte: 100 Perguntas e Respostas Sobre a Mediunidade e o Espiritualismo, Márcio de Carvalho, Editora Nova Era, 2004
Edição: Júlia Martins/Colaboradora | Design: Bárbara Costa

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência