Entenda a Bíblia: aprenda a compreender as escrituras do Livro Sagrado

A Bíblia Sagrada nos ensina a ter fé, esperança e sermos pessoas melhores. Ela é uma forma de conversarmos e nos aproximarmos de Deus. Entenda!

- Foto: iStock

Rezar é conversar com Deus. Da mesma forma, quando lemos a Bíblia Sagrada, é como se fizéssemos uma oração. Nesse momento, entramos em contato com o Senhor, e buscar sua palavra significa “alimento para o nosso espírito”. A Bíblia nos ensina a ter fé, esperança e sermos pessoas de bem. Nela, encontramos respostas para as principais perguntas sobre a existência da humanidade, bem como o propósito de estarmos aqui, como devemos viver neste mundo e o que ocorrerá conosco após esta vida. A Bíblia é a palavra de Deus transmitida diretamente para nós, por isso é muito importante que ela seja estudada e compreendida.

Bíblia Sagrada

Foto: iStock

Entre o Céu e a Terra

A Bíblia pode ser considerada um elo Sagrado, que tem como objetivo unir as pessoas a Deus e fazer com que elas possam reconhecê-lo como o grande Pai. Afinal, ela se denomina como a Sagrada Escritura: “E que, desde a infância, sabes as Sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (II Timóteo, 3,15-17).

Para que possamos compreender melhor a Bíblia, devemos usar a presença do nosso espírito, da nossa intuição e da comunhão com Deus. Assim como temos que cuidar de nosso corpo diariamente, nosso espírito deve ser alimentado todo dia pela leitura da Bíblia e das orações que contenham a palavra do Senhor, para que, nos seja dado crescimento para a salvação.

Livro precioso

A Bíblia é um conjunto de 73 livros conhecido como a Sagrada Escritura, dividida em duas partes: o Antigo e o Novo Testamento. A primeira parte, refere-se à história de Israel e dos grandes profetas, sem contar com a preparação para a chegada do Messias. Já a segunda parte, é voltada para o Cristianismo, a sua doutrina e a criação da sua igreja. O termo testamento significa um pacto ou uma aliança. Esse pacto veio através de Moisés e, depois, firmado pelos apóstolos de Cristo.

No Novo Testamento, destacam-se os quatro evangelistas, que escreveram os evangelhos, cuja palavra traduzida ao pé da letra significa boas novas, pois relata a chegada do Messias, o filho de Deus, que veio ao mundo para salvar a humanidade.

Curiosidade sobre a Bíblia

A primeira Bíblia foi impressa por Gutenberg, escrita em uma máquina que dispensava os manuscritos;

• Em 1227, o professor universitário de Paris, Stephen Langton, fez a divisão em capítulos;

• Em 1551, impressor parisiense Robert Stephanus, fez a divisão em versículos;

• Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico;

• Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 antes de Cristo;

A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).

LEIA TAMBÉM

Edição: Thomás Garcia/Colaborador | Design: Camila Silva/Colaboradora

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência