Dicas e simpatias para dormir bem

Ter uma boa noite de sono é garantia de bem-estar e saúde. Confira dicas e simpatias para dormir bem e, como consequência, ter uma vida melhor

None
Foto: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/09/2017 às 16:30
Atualizado às 18:05

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Dormir bem é fundamental para acordar revigorada para um novo dia de trabalho e enfrentar os desafios. Mas, muitas vezes, é comum as pessoas levarem os problemas para a cama, enfrentando dificuldades com o sono. O médico especialista em Medicina do Sono, Carlos Henrique Ferreira Martins, aponta a necessidade de a pessoa se conscientizar de que não é durante o sono que as questões do dia a dia serão resolvidas. É preciso respeitar esse momento.
Para que você consiga se desligar, o médico aconselha, por exemplo, a criar uma rotina diária. Confira outras dicas:

Prioridade

Vale a pena investir em algumas medidas simples que vão tornar seu sono tranquilo e trazer mais vigor para seu cotidiano. O ideal é dormir cerca de sete a oito horas por noite, mas essa necessidade pode variar entre as pessoas. É fundamental você respeitar o seu organismo, que pode exigir um pouco mais ou um pouco menos de descanso. O médico especialista lembra também que o mais importante é a qualidade do sono.

Dormir bem

Foto: Reprodução

Crie um ritual

A fim de superar problemas como a insônia, crie uma rotina para a hora de dormir. Por exemplo, algumas horas antes de deitar, comece a “desacelerar”. Tome um banho e faça atividades mais calmas, como leitura. Adapte o ritual conforme as suas possibilidades, mas o importante é mandar uma mensagem para o cérebro de que o momento do sono está chegando.

Atenção!
Se os problemas na hora de dormir persistirem, procure um profissional. Roncar, por exemplo, pode ser sintoma da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, que, juntamente com a insônia, corresponde a 70% dos casos de problemas relacionados ao sono.

LEIA MAIS:

Insônia: confira 3 problemas causados pelas noites sem sono

Memória: ficar sem dormir pode prejudicá-la

Relaxe…

  • Siga um horário definido para o sono, de preferência, entre 22h e 23h.
  • Deixe o quarto escuro e confortável, procurando reservá-lo só para descansar. Evite, por exemplo, trabalhar no mesmo ambiente.
  • Faça o possível para deixar os problemas para o período do dia. Não é fácil, mas o especialista Carlos Martins dá a dica: “anote tudo para o dia seguinte, transferindo para o papel essa carga. Organize-se de tal maneira que esse seja um momento de descanso, para recuperar a energia”.
  • Uma música bem suave, em tom baixo, ou um incenso com uma fragrância relaxante pode ajudar você a aquietar a mente.

Simpatias especiais

Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Dr. Carlos Henrique Ferreira Martins, médico otorrinolaringologista, especialista em Medicina do Sono

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.