Domingo de Ramos: entenda essa passagem bíblica

Saiba mais sobre uma das celebrações mais importantes para os cristãos, o Domingo de Ramos. Veja o que conta essa história bíblica!

None
uma ilustração de Domingo de Ramos. Jesus montado em um jumento rodeado de uma multidão segurando ramos

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/03/2017 às 13:08
Atualizado às 11:47

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O Domingo de Ramos é uma data muito importante para os cristãos, pois marca o início da Semana Santa. Ele relembra e celebra a entrada solene de Jesus na cidade de Jerusalém. Confira, abaixo, a história de acordo com a Bíblia:

uma ilustração de Domingo de Ramos. Jesus montado em um jumento rodeado de uma multidão segurando ramos

O que é o Domingo de Ramos?

Segundo a história da Bíblia, Cristo chegou montado em um jumentinho, símbolo da humildade, e foi aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Eles estavam maravilhados com o poder de Jesus e tinham certeza de que ele era mesmo o Messias, pois há poucos dias o viram ressuscitar um homem chamado Lázaro de Betânia.

Mas muitos que estavam na multidão não compreenderam a verdadeira vocação de Jesus e esperavam que ele fosse um novo tipo de líder social, já que esperavam se livrar das opressões de Pilatos. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras.

Porque os ramos?

Os ramos significam a vitória e servem para lembrar os fiéis que eles estão unidos a Cristo em uma luta pela salvação do mundo. Já a Procissão de Ramos tem o objetivo de mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus. O Domingo de Ramos então, lembra o gesto de Jesus, que entra como um glorioso Rei pacífico, Messias aclamado e muito adorado pelos fiéis e depois de um tempo é condenado e crucificado.

LEIA TAMBÉM

Edição: Ariane Frassato/Colaboradora | Design: Daniela Fernandez

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.