Como introduzir a religião no dia a dia das crianças

Confira estas dicas para ensinar as crianças e confiar no poder do Nosso Senhor. Introduza a religião em suas vidas e permita que sejam abençoados

- Foto: Shutterstock.com

Toda mãe deseja o bem de seus filhos e, por isso, quer Deus sempre presente na vida deles. Para tanto, é necessário ensiná-los desde cedo a aproximar-se do Divino. É preciso muita dedicação e cuidado na hora de introduzir a religião no dia a dia das crianças. Elas precisam de uma atenção especial e de muita paciência. Por isso, leia as dicas a seguir, que te ajudarão neste processo!

Conte histórias

Desde pequenas, as crianças podem começar a se interessar pelos enredos bíblicos. As histórias devem ser contadas de maneira simples, em linguagem fácil de ser compreendida, ao estilo dos contos de fadas.

Existem livros, CDs e vídeos bíblicos desenvolvidos especialmente para o público infantil que podem ajudar a iniciar o contato da criança com a religião. No entanto, você mesma pode adaptar os textos sagrados à linguagem de seus filhos.

Estude e ensine

Uma maneira de transmitir aos pequenos os conhecimentos da Bíblia é descrever os enredos mais conhecidos e ensinar a moral que eles trazem.

Por exemplo, a Arca de Noé narra a história do dilúvio, revelando que, apesar de a humanidade ter recebido uma penitência por seus atos negativos, Deus soube proteger aqueles que tinham fé. Noé ouviu zombarias por construir a arca, mas sua crença o salvou. Essa história traz uma mensagem sobre o poder da fé e o perdão Divino.

A foto mostra um menino lendo um livro junto com seu avô

Foto: Shutterstock.com

Diálogo com Deus

Aproxime as crianças da espiritualidade incentivando-as a conversar com o papai do céu, ao acordar e antes de dormir, agradecendo por mais um dia de vida.

É válido explicar aos filhos que, para rezar, não precisam necessariamente ler um texto ou recitar uma oração conhecida. É claro que é interessante que, conforme tenham idade para isso, tenham contato com as orações tradicionais como Pai-Nosso e Ave-Maria. Até porque isso permitirá que participem socialmente de eventos religiosos. Mas é ainda mais significativo que saibam que podem “conversar” com Deus ou com seu anjo da guarda como se estivesse diante deles.

Na linguagem das crianças

Os pequenos se sentirão mais próximos de Deus se puderem se comunicar com Ele do jeitinho delas. À noite, podem agradecer por uma coisa legal que aconteceu durante aquele dia,  seja um presente, uma visita especial ou ainda uma boa ação que tenham feito. Se quiser, ensine a seus filhos a seguinte oração popular, de fácil entendimento para as crianças:

“Com Deus me deito, com Deus me levanto. Com a graça de Deus e do Divino Espírito Santo. Deus abençoe (a criança diz o nome de todos para quem quer pedir bênçãos).”

Ela pode pedir bênçãos para as pessoas com quem convive: mãe, pai, irmãos, avós, tios, amigos, vizinhos, sem se esquecer de desejar que todas as pessoas vivam em harmonia e tenham paz no coração. Assim, vai aprendendo que lutar por um mundo melhor significa buscar o bem comum.

Cante!

As canções religiosas ajudam a levar a fé aos pequenos de maneira divertida. Cante com eles, assim, pensarão em Deus não como um Ser assustador e distante, mas como uma presença Divina a ser louvada com alegria.

"

LEIA TAMBÉM

Texto e pesquisa: Érika de Moraes | Edição: Júlia Martins/Colaboradora e Giovane Rocha | Design: Aline Barudi

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência