Connect with us

O que você está procurando?

Aprenda as melhores técnicas e meditações para atingir o equilíbrio entre mente, corpo e alma por meio de um guia completo de como ativar o chakra
Mulher meditando - Foto: Shutterstock

Mundo Místico

Aprenda o tipo de meditação certa para ativar os seus Chakras

Aprenda as melhores técnicas e meditações para atingir o equilíbrio entre mente, corpo e alma por meio de um guia completo de como ativar o chakra

A meditação é uma prática que envolve a conexão com o momento presente e, consequentemente, leva a um ritmo interno mais calmo. Isso pode ser conseguido por meio da respiração. Durante a técnica, a inspiração e a expiração devem ser ritmadas, e, assim, a frequência do cérebro é desacelerada, causando sensação de tranquilidade. Mas, o que muitas pessoas não sabem é como ativar o Chakra por meio deste exercício.

A divisão de níveis de consciência do cérebro é feita em quatro: Alfa (o estado de relaxamento profundo), Beta, Theta e Delta. O resultado do nível Alfa é o obtido na meditação e também pode ser alcançado durante uma oração ou em momentos de contemplação.

Os chakras

A técnica envolve diferentes áreas do corpo e pode ajudar a lidar com vários tipos de problemas. Além de atuarem no equilíbrio emocional, eles fazem ligação com glândulas e órgãos, portanto, quando um deles não está com boa energia, o corpo reage com diversos distúrbios. Harmonizá-los pode ser o primeiro passo para uma vida feliz e tranquila. Por isso, é preciso cuidar desse sistema energético, que pode sofrer influência tanto de algo interno quanto externo. Estados emocionais variados, assim como o consumo de certos alimentos ou a prática de atividades físicas são grandes influências. Como somos um todo, com aspectos emocionais, energéticos, espirituais, físicos e mentais, qualquer situação que afete uma dessas características irá influenciar as outras.

Primeiros passos

O primeiro passo para equilibrar suas energias é tentar buscar a tranquilidade emocional, se livrando de sentimentos e de pensamentos negativos. Para isso, pequenas ações que podem ajudar são: cuidar do corpo, se alimentar de forma saudável, fazer exercícios, entrar em contato com a natureza, reservar momentos com familiares e amigos e ajudar o próximo.

Resultado de imagem para gif meditando

Aprenda a como ativar o Chakra

Para praticar a ativação dos chakras por meio da meditação, veja abaixo um exemplo de exercício para fazer em casa, que libera o estresse, oxigena o cérebro e tira a pessoa do estado de ansiedade.

  • Sente-se confortavelmente com as costas eretas e apoiadas;
  • Sinta seu corpo, sua respiração;
  • Vá relaxando cada parte do corpo, aprofundando a respiração;
  • Tente exalar bastante ar;
  • Quando expirar, diga “oooooommmmmw aaaaaaahhhhh uuuuuummmmm”;
  • Emende um som no outro, fazendo vibrar o peito, a garganta e a caixa craniana;
  • Depois de dez minutos, pare e deixe a respiração voltar ao normal;
  • Observe seu corpo novamente e o compare com o estado que estava inicialmente.

A primeira coisa a fazer é se livrar de sentimentos negativos e buscar o equilíbrio emocional. Faz-se necessário viver um ritmo mais humano e conectado com a natureza; focado na felicidade e não na frustração de nem sempre satisfazer as expectativas, tanto próprias quanto as impostas pelos outros.

Chakra coronário

Está no topo da cabeça e conduz o cérebro. Ele é ligado à glândula pineal, que, entre suas funções, regula os ciclos vitais, especialmente do sono. Sua ativação tem relação com a saúde do organismo como um todo, assim como a memória e o raciocínio, além de proporcionar relaxamento e eliminar ou diminuir os medos. Cor: violeta. Como ativar o chakra: praticando meditação e yoga. Problemas relacionados: cerebrais, de aprendizagem e psicopatias.

Chakra frontal

Fica na testa, entre as sobrancelhas. Também é conhecido como terceiro olho e é vinculado à glândula pituitária ou hipófise, além de ter a função de secretar diversos hormônios. Está relacionado à concentração, à capacidade de raciocínio e à clareza de pensamentos. Quando ativado, aumenta a sabedoria, a intuição e favorece o relaxamento. Cor: azul-anil. Como ativar: com a mentalização de cores e símbolos. Problemas relacionados: de aprendizado, discernimento, psicopatias, e, em algumas áreas do cérebro, pode provocar dores de cabeça e problemas de visão.

Chakra laríngeo

Localizado na região da garganta e tem conexão à glândula tireoide, produtora dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), responsáveis por diversas funções de órgãos importantes, como coração e fígado. Este chakra está ligado à comunicação, à intuição, à criatividade e à saúde dessa área e dos ombros. Quando é ativado, aumenta a generosidade. Para isso, é preciso demonstrar o que pensa e sente, e não fazer coisas que não queira. Cor: azul-celeste. Como ativar o chakra: por meio do canto. Problemas relacionados: de fala, tireoide, respiratórios, mandíbula.

Resultado de imagem para meditação gif

Chakra cardíaco

Fica no centro do peito, próximo ao coração, e está ligado à glândula timo, que funciona como uma “memória de doenças”. Por exemplo, quando você pega catapora, os anticorpos contra a doença ficam localizados no timo. Esse chakra faz a ligação entre os três primeiros pontos de energia e os três últimos. Essa união fortalece a autoestima, o poder de percepção e traz paz interior. Se ela não é alcançada, podem surgir medos, além de problemas cardíacos e respiratórios. Cor: verde. Como ativar: praticando meditação e exercícios respiratórios. Problemas relacionados: no coração (emoções contidas).

Chakra do plexo solar

Fica acima do umbigo, na região do estômago e é vinculado ao baço e pâncreas. Está relacionado a problemas digestivos e ao autoritarismo, assim como ao carisma e à influência sobre as pessoas com quem convive. Cor: amarelo-ouro. Como ativar: com a flexão na coluna. Problemas relacionados: digestivos.

Chakra do sacro

Está localizado no baixo ventre. Nas mulheres, está relacionado aos ovários e, nos homens, às gônadas. É ainda responsável pelo desejo sexual: quando está bloqueado, pode causar impotência; se está hiperativo, pode despertar desejo sexual em excesso. Cor: laranja. Como ativar: por meio de atividades aquáticas e danças sensuais. Problemas relacionados: no aparelho reprodutor, rins e bexiga. Pode acarretar a diminuição do desejo sexual e da criatividade.

Chakra básico

Localiza-se entre o ânus e os órgãos genitais, perto na região do cóccix, mais precisamente no períneo. É ligado à glândula suprarrenal, que tem, entre suas funções, a de regular as reações do corpo ao estresse. Este chakra absorve energia da terra e está ligado à vitalidade sexual, além da maneira como cada um conduz sua vida financeira, aos cuidados com o corpo e aos medos da pessoa. Cor: vermelho. Como ativar: praticando caminhadas sem sapato e dança. Problemas relacionados: pouca vitalidade física, excesso ou falta de sono e agitação.

Leia também:

 
Advertisement

Atualidades

No dia 14 de maio é celebrado o Dia de Santa Corona. A figura é conhecida por ser intercessora contra doenças infecciosas e pandemias

Moda & Beleza

Para diminuir o contágio do coronavírus, uma boa opção é realizar tratamentos caseiros para proteger barreira da pele; Saiba como fazer!

Mundo místico

Fortaleça os laços e mantenha a felicidade sempre próxima daqueles que ama com uma oração para família. Cada um te ajudará a alcançar um desejo!

Estilo de vida

Você sabe qual é a ligação entre os sapatos e coronavírus? Aprenda como lavá-los da maneira certa para conter a transmissão da doença

Notícias

Como forma de auxílio e conscientização, o Instituto Maria da Penha divulgou uma campanha que retrata a violência doméstica na quarentena

Estilo de vida

Que tal alcançar seus sonhos e objetivos com mudanças de hábitos e atitudes simples? Aprenda a como juntar dinheiro no dia a dia

Receitas

A adaptabilidade das sopas nutritivas permite uma variedade enorme de combinações de ingredientes, com resultados deliciosos e saudáveis

Atualidades

Os relatos de enfermeiros mostram como é difícil estar na linha de frente no combate a uma doença como o coronavírus - que pouco se sabe sobre