Essas mulheres são incríveis e merecem o seu reconhecimento

Marielle Franco, Paola Carosella, Chimamanda e outros nomes que servem de exemplo por suas conquistas e discursos

mulheres incríveis
Foto: Instagram l Ilustração: Alto Astral

8 de Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que relembra as milhares de mulheres incríveis que vêm lutando por um mundo melhor. Em 1857, centenas de operárias foram trancadas em uma fábrica e morreram em um incêndio criminoso quando protestavam pela redução da jornada de trabalho para ambos os gêneros e pelo direito à licença-maternidade. Esse foi um dos eventos que inspirou a criação da data que se tornou um marco ao redor do globo.

Elas foram as principais protagonistas de grandes eventos que mudaram a história da humanidade. Infelizmente, nem sempre receberam os créditos ou a importância por seus atos. Em uma sociedade conservadora e ainda bastante machista, várias mulheres deixaram suas marcas ao lutarem por mais direitos igualitários e pelo fim de muitos tipos de discriminação, como o machismo, a transfobia e a misoginia.

E elas estão em todos os lugares: no entretenimento, na música, na arte, no jornalismo, nas universidades, no cinema, na literatura, nos esportes… ufa! E para celebrar todas elas, relembre algumas mulheres incríveis e inspiradoras que transmitem força, coragem, determinação e muuuuito poder!

Mulheres incríveis que são pura inspiração!

Alicia Keys

mulheres incríveis

Foto: Instagram

A cantora norte-americana tem uma voz inesquecível e já foi foi incluída na lista de 100 mulheres mais inspiradoras e influentes pela BBC. Em 2017, ela decidiu que não iria mais usar maquiagem em seus shows e ensaios fotográficos, criticando a indústria da beleza, o que inspirou milhares de mulheres.

Uma frase:Nos preocupamos com o que os outros pensam de nós e esquecemos de pensar por nós mesmos”.

Angela Davis

Foto: Instagram

A filósofa Angela Davis nasceu em 1944 e se tornou professora nos Estados Unidos. Na década de 1970, ganhou repercussão no mundo inteiro por fazer parte do Partido Comunista dos Estados Unidos e também pelo grupo Panteras Negras. Ela sempre militou pelos direitos das mulheres, principalmente contra a discriminação racial no mundo todo.

Uma frase:Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”.

Angelina Jolie

mulheres incríveis

Foto: Disney/Instagram

Uma das atrizes mais importantes e bem pagas de Hollywood, Angelina Jolie é mãe de seis filhos, embaixadora da Boa Vontade na ONU (Organização das Nações Unidas), faz trabalhos voluntários, missões humanitárias e ainda participou de filmes com protagonismo feminino, como Malévola e Tomb Raider.

Uma frase:Não podemos ignorar e fingir que não há milhões de pessoas a sofrer no mundo“.

Anitta

mulheres incríveis

Foto: Instagram

Nasceu na periferia do Rio de Janeiro e sua carreira começou de forma inesperada: ela postou um vídeo cantando e dançando no YouTube, e foi vista pelo produtor do ‘Furacão 2000’. Com músicas que falam sobre sensualidade, liberdade e empoderamento, em 2017 a cantora foi considerada pela Billboard norte-americana como a 15ª artista mais influente do mundo nas redes sociais e não podia deixar de fazer parte dessa lista de mulheres incríveis.

Uma frase:Muita gente disse que eu não ia conseguir e agora estou cantando para tanta gente aqui“.

Chimamanda Ngozi Adichie

Foto: Divulgação

Chimamanda nasceu na Nigéria e se consagrou nos últimos anos como uma das mais importantes escritoras do mundo! Em seus livros, ela fala sobre as experiências e superações de mulheres negras. Além disso, algumas partes de seus livros foram usados por Beyoncé na música ‘Flawless’.

Uma frase:Além de estar com raiva eu também estou esperançosa porque eu acredito profundamente na habilidade dos humanos de se reinventarem e se tornarem melhores“.

Djamila Ribeiro

mulheres incríveis

Foto: Instagram

Feminista, filósofa, professora e ativista nas redes sociais. Djamila Ribeiro escreve para sites importantes como CartaCapital, Blogueiras Negras e Revista Azmina, e acredita na internet como um espaço para divulgar a luta das mulheres negras.

Uma frase:Para nós, falar desses temas é questão de sobrevivência, é denunciar a dura e desigual realidade“.

Elza Soares

Foto:Divulgação/Memória Globo

Aos 89 anos, Elza Soares já enfrentou a fome, a pobreza, o casamento ainda na infância, a morte de quatro filhos e a violência doméstica. Em seu disco mais recente, A Mulher do Fim do Mundo, ela denuncia a violência contra a mulher, e vem sempre criticando o racismo e a discriminação.

Uma frase:O momento é propício para o grito. Esse grito não pode ser silenciando. Tem que continuar gritando, e muito“.

Fernanda Gentil

mulheres incríveis

Foto: Divulgação/Globo

A jornalista Fernanda Gentil é uma das apresentadoras do Esporte Espetacular e mostrou que mulheres também entendem de esportes! Em 2016, a repórter assumiu um namoro lésbico com a também jornalista Priscila Montandon. Desde então, rebate uma série de críticas e preconceitos.

Uma frase:A gente se apaixona e se encanta sempre por caráter, não por carcaça“.

Fernanda Montenegro

mulheres incríveis

Foto: Memória Globo/Divulgação

Aos 90 anos, Fernanda Montenegro é uma joia da teledramaturgia brasileira, vivendo personagens inspiradoras na televisão, cinema e teatro. Ela foi a primeira latino-americana e a única brasileira já indicada ao Oscar de Melhor Atriz.

Uma frase:O teatro e a educação devem caminhar juntos; educar não é só ensinar a ler e escrever, é ensinar a pensar e sentir mundo de outras formas“.

Laís Souza

Foto: Divulgação

A ginasta olímpica Laís Souza sofreu um grave acidente em 2014, o que a deixou tetraplégica. Desde então, a ginasta vem fazendo fisioterapia para voltar a andar sem ajuda de máquinas ou muletas. Por isso, tornou-se exemplo e referência nos direitos das pessoas com deficiência. Em uma entrevista, Laís também revelou que é bissexual, quebrando diversos tabus acerca da sexualidade.

Uma frase:A gente precisa de manchetes pra isso, pra que cada vez existam mais pesquisas que me tirem dessa cadeira“.

Malala Yousafzai

mulheres incríveis

Foto: Divulgação

Malala é uma ativista paquistanesa que voltava da escola escondida, já que as mulheres são proibidas de estudar em alguns lugares do Oriente Médio, quando foi atingida por um tiro na cabeça. Além dela, 15 alunas foram queimadas com ácido como punição por buscarem educação. A jovem passou a militar pelos direitos das meninas e se tornou a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, em 2014.

Uma frase:Espero que minha história possa inspirar as garotas a erguer suas vozes e a abraçar o poder que têm dentro de si“.

Maria da Penha

mulheres incríveis

Foto: Divulgação

Por duas vezes, Maria da Penha sofreu tentativas de assassinato por parte de seu marido. As violências que sofreu fizeram com que ela ficasse paraplégica, e a brasileira lutou por muitos anos para colocar o agressor na cadeia. Foram seus esforços que criaram a Lei Maria da Penha, que pune violência doméstica, hoje considerada uma das leis mais importantes do país.

Uma frase:meu sofrimento se transformou em luta“.

Marta

mulheres incríveis

Foto: Instagram

Vinda do interior do Alagoas, a jogadora Marta mostrou que mulheres podem ser incríveis com uma bola nos pés. Marta já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por cinco vezes consecutivas, alcançando um recorde mundial entre mulheres e homens. Ela também se tornou a Maior Artilheira da História da Seleção Brasileira (contando a Masculina e a Feminina).

Uma frase:Fui ver pela primeira vez uma mulher jogando futebol na televisão quando eu tinha 10 anos. Até brinquei com a minha mãe: ‘Um dia vou estar lá jogando’

Meryl Streep

mulheres incríveis

Foto: Divulgação

Aos 70 anos, a atriz americana recebeu o prêmio Cecil B. DeMille no Globo de Ouro e já levou o Oscar por três vezes. Até hoje, ela é considerada uma das mais importantes atrizes do mundo, interpretando personagens cheias de força e determinação.

Uma frase:O desrespeito convida ao desrespeito, a violência incita violência“.

Oprah Winfrey

Foto: Divulgação

Oprah Winfrey foi protagonista do programa de televisão mais influente dos Estados Unidos. Dona de um dos discursos mais poderosos no Globo de Ouro 2018, criticando o assédio, machismo e racismo, ela se tornou a primeira mulher negra a receber o prêmio honorário Cecil B. DeMille.

Uma frase:Por muito tempo, mulheres foram desacreditadas se ousavam falar suas verdades contra o poder desses homens. Mas o tempo deles acabou“.

Paolla Carosella

mulheres incríveis

Foto: Instagram

Empresária, chef de cozinha, dona de dois restaurantes e apresentadora do MasterChef Brasil. Paola Carosella é uma inspiração para mulheres que sonham em ser bem-sucedidas fazendo o que amam. Em suas redes sociais, ela está sempre defendendo a diversidade, o fim do preconceito e um estilo de vida saudável e acessível para todas as pessoas.

Uma frase:Você tem que ser o mais feliz possível para passar isso para tudo o que você faz“.

Sônia Guajajara

mulheres incríveis

Foto: Divulgação

Sônia é líder indígena e coordenadora das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira. Em 2017, ela recebeu um convite da cantora Alicia Keys para subir ao palco do Rock in Rio 2017 e denunciar os ataques à Amazônia e a demarcação de terras indígenas na região.

Uma frase:Essa é a mãe de todas as lutas, a luta da mãe terra. O mundo inteiro precisa vir para a linha de frente. Vamos pressionar“.

Taís Araújo

Foto: Instagram

Um dos maiores destaques brasileiros no combate ao racismo, Taís Araújo foi nomeada pela ONU como Defensora dos Direitos das Mulheres Negras e, junto a seu marido Lázaro Ramos, foi uma das vencedoras do prêmio Most Influential People of African Descent, em Nova York.

Uma frase:Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça. Sigo o que sei fazer de melhor: trabalhar“.

Tiffany

mulheres incríveis

Foto: Instagram

A atleta Tiffany Pereira de Abreu é a primeira jogadora de vôlei transexual a ser aceita na Superliga feminina. A atleta joga atualmente pelo time de Bauru e vem se destacando pela sua atuação excelente no esporte, sendo cogitada até para o time olímpico.

Uma frase:Nossas vidas começam a terminar no dia que nos silenciamos para as coisas que são realmente importantes“.

Viola Davis

mulheres incríveis

Foto: Divulgação

A atriz Viola Davis se tornou a primeira atriz negra a ganhar a “Tríplice Coroa de Atuação”, ou seja, vencer um Oscar, Emmy e Tony. Mais do uma das mulheres incríveis, ela é considerada pela Academia uma deusa da atuação dos tempos de hoje.

Uma frase:Eu consegui. Eu me tornei uma artista. E esta é a única profissão que celebra o que significa viver uma vida“.

Marielle Franco

Foto: Reprodução/Instagram

A socióloga atuava como Vereadora da Câmara do Rio de Janeiro pelo PSOL. Marielle foi assassinada a tiros no dia 14 de março de 2018 e a causa de sua morte é muito debatida. Ela foi Presidente da Comissão da Mulher da Câmara. A expressão #mariellepresente repercute nas redes sociais como um símbolo de luta pelos direitos humanos.

Uma frase:Quando uma mulher de luta morre, todas nós morremos um pouco com ela“.

E você, se inspira em uma dessas mulheres incríveis? Conte para a gente nos comentários!

Leia também: