Muito além das pirâmides, o Cairo irá te impressionar!

Sim, você já ouviu falar das pirâmides de Gizé, no Cairo. No entanto, a cidade vai muito além delas e proporciona muitas opções e lugares para se conhecer a seus visitantes.

Imagem da cidade do Cairo.
Por Vinicius Galico - 03/09/2018

o Cairo é uma cidade milenar, lar da cultura do Egito Antigo, do Islamismo e do encontro com a contemporaneidade. Foto: Wikimedia Commons

O Cairo é a capital do Egito e a maior cidade do continente africano. E seu tamanho reflete a sua magnitude, para o bem e para o mal. Uma metrópole empoeirada, de trânsito caótico e barulhento, palco de recentes conflitos entre a população e o governo. No entanto, nesta mesma cidade paira uma áurea que atrai centenas de milhares de turistas todos os anos. Talvez seja sua história milenar, repleta de mistérios. Ou então o seu exótico comércio de rua, onde é possível encontrar produtos e especiarias difíceis de serem avistadas em outras localidades. Há também ainda a sua cultura e população, que tangenciam o limiar entre as tradições islâmicas e os hábitos ocidentais. Seja lá o que for, o Cairo é um destino imperdível para quem quer conhecer uma parte da história – e uma realidade completamente diferente da que vive.

Muito além das pirâmides

Nem só de pirâmides vive Cairo e o Egito como um tudo. Naturalmente, o complexo das Pirâmides de Gizé, juntamente com a Esfinge, são o marco turístico da cidade, afinal, o país foi berço de uma das maiores e mais importantes civilizações da Antiguidade. Mas se engana quem pensa que a cidade pouco tem a oferecer para além desses monumentos com mais de 4.000 anos de idade. São muitas as atrações, umas mais antigas, outras mais modernas, para agradar todo o tipo de turista que a visita. Listamos algumas sugestões para você realmente conhecer o Cairo, esta cidade tão peculiar.

Torre do Cairo

Construída entre as décadas de 1950 e 1960, a Torre do Cairo rapidamente se transformou em um símbolo da modernização da cidade, e não era pra menos. Com 180 metros de altura (41 metros a mais que a Pirâmide de Quéops) e uma arquitetura vanguardista ela surpreende os turistas que a visitam. Seu propósito é servir como torre de transmissão televisiva, mas ela também é aberta a visitação e possui um mirante e um restaurante. Próxima do rio Nilo, a vista do alto é imperdível.

Fotografia da Torre do Cairo durante o dia

A Torre do Cairo está situada no distrito de Zamalek, próximo ao rio Nilo. A vista da cidade é imperdível. Foto: Wikimedia Commons

Mesquita de Muhammad Ali

Uma das mais imponentes mesquitas de todo o Egito, a Mesquita de Muhammad Ali, conhecida também como Mesquita do Alabastro atrai muitos turistas e fiéis islâmicos. Foi erguida entre 1830 e 1848 a mando de Muhammad Ali, um líder otomano considerado o pai do Egito moderno. Está localizada na região da Cidadela de Saladino e pode ser vista logo na entrada da cidade.

Foto da Mesquita de Muhammad Ali, no Cairo.

Localizada na Cidadela do Cairo, a mesquita foi construída no século XIX. Foto: Wikimedia Commons

Museu Egípcio

O Museu Egípcio do Cairo está situado na Praça Tahrir, palco dos protestos que se iniciaram em 2011, no contexto da Primavera Árabe. Inaugurado em 1858, o local abriga um acervo com mais de 120.000 peças do Egito Antigo, um dos maiores para os apaixonados por egiptologia. O próprio prédio do museu é um espetáculo a parte.

Foto do Museu Egípcio do Cairo.

Por dentro e por fora, o Museu Egípcio do Cairo é uma atração imperdível. Foto: Wikimedia Commons

 

Passeio de barco pelo Rio Nilo

O Nilo é um símbolo de todo o Egito, pois representa uma fonte de vida para a população e assim tem sido há milhares de anos. O rio cruza a cidade do Cairo e não há motivos para você conhece-lo apenas nas margens. Existem passeios de barcos de diversos valores e roteiros que permitem você descobrir mais sobre o Nilo e seus afluentes.

Imagem do Rio Nilo, na cidade do Cairo.

O Nilo é o maior rio do mundo. Além do Egito, ele cruza também outros 9 países. Foto: Pixabay/KHGraf

Outras informações

Site: www.egypt.travel

População: 9.500.000 habitantes

Fuso horário: +5h (horário de Brasília)

LEIA TAMBÉM