A mudança é essencial para nosso desenvolvimento: entenda o significado

A mudança não se realiza de um dia para o outro, vai além, aos poucos, com o tempo e com muita força de vontade, mas sempre traz desenvolvimento.

homem, paisagem, por do sol, desenvolvimento
FOTO: Vinicius Tupinamba /Shutterstock

“A palavra mudar significa levar de um lugar a outro, fazer algo de outro modo, outra maneira; transformar, renovar, substituir, dar outra direção. Ou seja, mudar implica em alterar a maneira atual como se está fazendo, pensando, resolvendo algo ou momento/situação para uma nova condição”, define a psicóloga e coach Alessandra Fonseca. Desse modo, “complexidade” pode ser a palavra que mais se aproxima da definição do que é mudar. Todos os dias, milhares de pessoas – e nos incluímos nisso – chegam à conclusão que devida ação não lhe faz bem e é preciso mudar. Porém, nem sempre isso acontece de maneira fácil. A mudança não se realiza de um dia para o outro, vai além, aos poucos, com o tempo e com muita força de vontade, mas sempre traz desenvolvimento.

homem, paisagem, por do sol, desenvolvimento

FOTO: Vinicius Tupinamba /Shutterstock

De acordo com a psicóloga especialista em psicologia transpessoal Rosana Machado, a verdadeira mudança só é possível a partir da consciência, caso contrário não se sustentará. “Mudar significa transformar a consciência, modificar a maneira como enxergamos um relacionamento, uma dificuldade e a própria vida”, afirma. Seja roupa, casa, cidade, corte de cabelo, número de telefone e até mesmo prato ou cor preferida (porque não?), as mudanças são comuns e naturais. Mudar envolve um processo de escolha por que, para transformar certos padrões, é preciso abandonar aqueles que não servem mais. Ficar preso no mesmo e na repetição pode impedir o progresso e o nosso desenvolvimento pessoal. Mas, quando mudar? “A hora certa é agora, no presente. Ao tomar uma decisão, toda a realidade se transforma. Os caminhos para realizar a mudança pertencem à decisão”, reforça Rosana.

LEIA TAMBÉM

Texto: Angelo Cherubini e Nathália Piccoli

Consultorias: Psicóloga e coach Alessandra Fonseca; Psicóloga especialista em psicologia transpessoal Rosana Machado